Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paz, Cléo Maycon Viana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brugnera, Elisangela Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Guedes, Sumaya Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Mayker Lazaro Dantas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-30T13:30:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-30T13:30:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertao_Clo_Maycon_Viana_Paz | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972903 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se fazem cada vez mais presentes na sala de aula contemporânea. Desse modo, é possível explorar o potencial didático de tais recursos almejando um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e inclusivo. Dentre os recursos que emergem nesse espaço geográfico reconfigurado pelas inovações constantes da técnica, da ciência e da comunicação, tem-se a Realidade Aumentada (RA), que é utilizada em múltiplos segmentos da sociedade, entre eles a educação. Dessa forma, tendo em vista a interatividade e capacidade de enriquecer o mundo físico com elementos virtuais proporcionados pela RA, buscou-se investigar, nesta dissertação, em que medida essa tecnologia pode contribuir para a aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. Desse modo, tem-se como objetivo construir uma Sequência Didática (SD) para o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo domínios morfoclimáticos com o auxílio de recursos da RA, adequando as necessidades de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual dos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Comendador José Pedro Dias, situada no município de Juara, no estado do Mato Grosso. A relevância deste estudo se traduz pela demanda nas matrículas de estudantes com deficiência intelectual nas escolas regulares, com cerca de 47% do total de matriculados na modalidade educação especial. Os participantes da pesquisa foram dois estudantes com deficiência intelectual leve, matriculados nos anos finais do ensino fundamental (8º ano) O percurso metodológico adotado se caracteriza por uma pesquisa de método observacional e abordagem qualitativa. No tocante aos procedimentos, temse a pesquisa bibliográfica no momento de construção do arcabouço teórico, que ancorou as discussões e reflexões, e, num segundo momento, a pesquisa-ação. A análise pedagógica dos resutados ocorreu por meio de quatro parâmetros adotados: engajamento, inclusão, autonomia e aprendizagem, dessa maneira, o desempenho dos estudantes foi avaliado em cada uma das atividades da SD. Percebeu-se ainda, que RA atua como uma ferramenta que media a aprendizagem no âmbito da Zona de Desenvolvimento Proximal, constituindo-se como um caminho alternativo enquanto possibilidade didática. Os resultados encontrados, principalmente com o uso do produto educacional desenvolvido (SD), sugerem que a RA contribuiu para a aprendizagem ativa e significativa dos estudantes participantes, demonstrando evidências de que eles compreenderam o conteúdo ensinado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,05MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
Título: dc.title | REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: uma Sequência Didática para aprendizagem dos domínios morfoclimáticos do Brasil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertao_Clo_Maycon_Viana_Paz.pdf | https://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese | 8.25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972903/2/Dissertao_Clo_Maycon_Viana_Paz.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons