REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: uma Sequência Didática para aprendizagem dos domínios morfoclimáticos do Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaz, Cléo Maycon Viana-
Autor(es): dc.contributor.authorBrugnera, Elisangela Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorGuedes, Sumaya Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Mayker Lazaro Dantas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-30T13:30:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-30T13:30:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertao_Clo_Maycon_Viana_Pazpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972903-
Resumo: dc.description.abstractAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se fazem cada vez mais presentes na sala de aula contemporânea. Desse modo, é possível explorar o potencial didático de tais recursos almejando um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e inclusivo. Dentre os recursos que emergem nesse espaço geográfico reconfigurado pelas inovações constantes da técnica, da ciência e da comunicação, tem-se a Realidade Aumentada (RA), que é utilizada em múltiplos segmentos da sociedade, entre eles a educação. Dessa forma, tendo em vista a interatividade e capacidade de enriquecer o mundo físico com elementos virtuais proporcionados pela RA, buscou-se investigar, nesta dissertação, em que medida essa tecnologia pode contribuir para a aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. Desse modo, tem-se como objetivo construir uma Sequência Didática (SD) para o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo domínios morfoclimáticos com o auxílio de recursos da RA, adequando as necessidades de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual dos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Comendador José Pedro Dias, situada no município de Juara, no estado do Mato Grosso. A relevância deste estudo se traduz pela demanda nas matrículas de estudantes com deficiência intelectual nas escolas regulares, com cerca de 47% do total de matriculados na modalidade educação especial. Os participantes da pesquisa foram dois estudantes com deficiência intelectual leve, matriculados nos anos finais do ensino fundamental (8º ano) O percurso metodológico adotado se caracteriza por uma pesquisa de método observacional e abordagem qualitativa. No tocante aos procedimentos, temse a pesquisa bibliográfica no momento de construção do arcabouço teórico, que ancorou as discussões e reflexões, e, num segundo momento, a pesquisa-ação. A análise pedagógica dos resutados ocorreu por meio de quatro parâmetros adotados: engajamento, inclusão, autonomia e aprendizagem, dessa maneira, o desempenho dos estudantes foi avaliado em cada uma das atividades da SD. Percebeu-se ainda, que RA atua como uma ferramenta que media a aprendizagem no âmbito da Zona de Desenvolvimento Proximal, constituindo-se como um caminho alternativo enquanto possibilidade didática. Os resultados encontrados, principalmente com o uso do produto educacional desenvolvido (SD), sugerem que a RA contribuiu para a aprendizagem ativa e significativa dos estudantes participantes, demonstrando evidências de que eles compreenderam o conteúdo ensinado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,05MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
Título: dc.titleREALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: uma Sequência Didática para aprendizagem dos domínios morfoclimáticos do Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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Arquivos associados:
Dissertao_Clo_Maycon_Viana_Paz.pdfhttps://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese8.25 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972903/2/Dissertao_Clo_Maycon_Viana_Paz.pdfDownload

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