Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, LAUDIANE SILVA DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DIAS, CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-29T12:30:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-29T12:30:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | RECURSO_LAUDIANE_FICHA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972888 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa investigativa tenciona provocar reflexões acerca do papel do professor de Matemática, considerando a maneira como planeja e estimula a participação e a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual, no contexto da educação inclusiva. Nesse sentido, deseja-se que esta pesquisa contribua com a prática de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, no processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual. Para tanto, tem-se como objetivo principal, analisar como as práticas e planejamentos acontecem no processo de ensino a partir das concepções e narrativas de professores em uma escola pública do estado de Mato Grosso. Os referenciais teóricos que balizaram o objeto pesquisado se organizaram de maneira a apresentar o contexto da deficiência intelectual, descrever a formação de professores para a educação inclusiva e aspectos da educação matemática que fortalecem o ensino inclusivo. Os instrumentos de pesquisa utilizados para reunir as informações validadas para a produção de dados foram questionários, com questões abertas e fechadas, respondidos por professores da disciplina de matemática da Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo. A análise das respostas dos colaboradores possibilitou inferir que, mesmo diante das dificuldades estruturais enfrentadas na atuação da educação inclusiva, os professores conseguem promover adaptações curriculares de pequeno porte para estudantes com deficiência intelectual e buscam a utilização de métodos inovadores, sobretudo com a utilização do lúdico e, que se mostram capazes de promover aprendizagem significativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,65MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Intelectual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendizagem Matemática para Estudantes com Deficiência Intelectual nos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RECURSO_LAUDIANE_FICHA.pdf | https://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese | 6,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972888/2/RECURSO_LAUDIANE_FICHA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons