A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA PARA INCLUSÃO ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, SANDRA APARECIDA-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Robson Alex-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-29T12:15:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-29T12:15:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Sandra_Costapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972886-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar como a Tecnologia Assistiva (TA) é utilizada na sala de aula comum na Educação Infantil no atendimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A TA é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba, entre outros, recursos, metodologias e estratégias que objetivam desenvolver habilidades que venham a contribuir para a participação plena do público-alvo da Educação Especial na educação escolar. O TEA se caracteriza por ser um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta de forma persistente, entre outros, a comunicação e a interação social da pessoa. O estudo apresenta como questão problema: como a TA pode auxiliar o docente na elaboração de materiais didáticos pedagógicos para criança com TEA na sala de aula comum de ensino da educação infantil? A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa descritiva. As entrevistadas foram 8 professoras, sendo 7 da sala comum de ensino e 1 da sala do atendimento educacional especializado (AEE). Os instrumentos de coleta foram: entrevista semiestruturada, observações e diário de campo e a análise dos dados se deu por meio dos eixos temáticos: I - O uso das tecnologias em sala; II - A compreensão da TA; III - A criança autista na educação infantil; IV - Formação continuada e V - A TA e suas ferramentas para o atendimento das crianças com autismo. Buscou-se em teóricos como, Sassaki, (2007), Zavareze, (2009), Souza (2008) na abordagem sobre a educação inclusiva e Kuhlmann Jr (2010) e documentos referenciais, como BNCC (2017) para consolidar a educação infantil e os processos inclusivos. Acerca da TA e suas possibilidades os autores principais de embasamento foram, Bersh (2009;2013; 2017) e Galvão Filho (2009; 2012). As professoras pesquisadas utilizam material adaptado para suas aulas, contudo, elas não associam esses materiais as ferramentas ofertadas na TA, os resultados apontaram que há um equívoco no conceito de TA confundindo-a com tecnologia da informação. Outro ponto destacado nos resultados refletem o reconhecimento por parte das professoras da necessidade do aprofundamento acerca dos estudos envolvendo crianças autistas, visto, que cada uma apresenta características distintas dentro do espectro. O produto educacional apresentado ocorreu por meio de uma formação continuada no espaço escolar, um minicurso, abrangendo os conceitos da TA e suas possibilidades de utilização nas aulas com crianças com TEA e a legislação acerca do público-alvo da educação especial. Diante dos resultados coletados conclui-se que as professoras se preocupam com uma formação que atenda suas necessidades a fim de atender a todas as crianças. No que se refere a TA, pelas características interdisciplinares que possui, se mostrou um elemento essencial para atender as necessidades dos autistas e possibilitar desta forma, aulas que de fato são inclusivas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,85MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Título: dc.titleA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA PARA INCLUSÃO ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Produto Educacional_Sandra_Costa.pdfhttps://sinop.unemat.br/faculdades/fachlin/stricto/profei/dissertacao-e-tese1,9 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972886/2/Produto Educacional_Sandra_Costa.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons