A Integração do Ensino Jurídico na Educação Básica - Formação da Consciência Cidadã

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Goiano - Campus Urutaípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGarcia, Rafael Paranhos-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes Sobrinho, Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-28T20:08:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-28T20:08:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-27-
identificador: dc.identifier.otherA Integração do Ensino Jurídico na Educação Básica - Formação da Consciência Cidadãpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972878-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto técnico educacional, intitulado A Integração do Ensino Jurídico na Educação Básica - Formação da Consciência Cidadã, é oriundo da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. A dissertação que lhe deu origem intitulou-se Discussão de Conceitos Jurídicos no Ensino Básico Articulada à Cidadania como Tema Integrador: Possibilidades e Potencialidades à Prática. Partindo da constatação da necessidade de instrumentalizar professores do ensino médio para a formação da consciência cidadã, o material apresenta uma proposta didática interdisciplinar que introduz noções jurídicas essenciais de maneira acessível e contextualizada, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Organizado em formato de e-book, o produto contempla seis grandes temas: cidadania, direitos fundamentais e direitos humanos, processo legislativo e criação de leis, direitos do consumidor, direitos da criança e do adolescente, e direito à inclusão da pessoa com deficiência. Cada tema é desenvolvido com conteúdos teóricos, sugestões de práticas pedagógicas alinhadas às áreas do conhecimento da BNCC, e indicação de recursos complementares, como textos e vídeos educativos. Ao propor a integração entre o ensino jurídico e as diferentes áreas curriculares, a obra visa estimular o pensamento crítico, o protagonismo estudantil e o exercício consciente da cidadania. Assim, reafirma a importância do ensino jurídico como instrumento de fortalecimento dos princípios democráticos, da justiça social e da formação cidadã, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, participativa e comprometida com os valores democráticos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNoções Jurídicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Título: dc.titleA Integração do Ensino Jurídico na Educação Básica - Formação da Consciência Cidadãpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino Para a Educação Básicapt_BR
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