UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOTRIM, ELIZABETH DE LOURDES PRIMO-
Autor(es): dc.contributor.authorPOLETTO, RODRIGO DE SOUZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-28T17:59:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-28T17:59:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
identificador: dc.identifier.otherUMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972870-
Resumo: dc.description.abstractEste Sequência de Atividades (SA) integra a dissertação de mestrado intitulada: Educação Ambiental e os 3 Momentos Pedagógicos: uma Sequência de Atividades para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Caracteriza-se como resultado da pesquisa realizada na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), no município de Cornélio Procópio-PR. Trata-se de um material com atividades para estudos voltados para a Educação Ambiental. Tem como foco os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Entretanto, reiteramos que as atividades podem ser adaptadas, considerando as demandas das diferentes comunidades escolares. O objetivo dessa produção é “promover o ensino da EA, por meio de uma Sequência de Atividades pautadas nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Visto que à escola cabe a responsabilidade de se reinventar e adequar-se ao seu papel de formadora de cidadãos capazes de atuar criticamente na sociedade. Nesse contexto, é grande a responsabilidade da escola que precisa ser reinventada para adequar ao seu papel na formação de um cidadão crítico. Cada aluno deve ser motivado para perceber, refletir e praticar ações que são urgentes para garantir a sustentabilidade do planeta, colocando-se em seu papel de cidadão consciente e transformador, corresponsável por difundir atitudes coerentes e responsáveis com o meio ambiente. Ademais, existem as necessidades dos professores em sala de aula em relação a EA. Uma vez que, existe uma cobrança constante pela alfabetização dos alunos nos anos iniciais, assim como o cumprimento dos conteúdos contidos nos currículos, assim sendo, os profissionais da educação sentem dificuldades em criar situações e momento desafiadores que promovam à construção de conhecimentos por meio de situações já vivenciadas pelos alunos a ponto de instigalos a aprender (Firmino, 2022). Desta forma, elaboramos um material que pode contribuir para estimular o interesse dos estudantes, contribuindo com o ensino da EA. Assim, propomos uma Sequência de Atividades pautadas nos Três Momentos Pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002).A preocupação em trabalhar a Educação Ambiental (EA) vai ao encontro das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular do Paraná (RCP), tendo em vista que estes documentos norteiam o trabalho docente e discorrem sobre a importância de se trabalhar conteúdos que são indispensáveis para a formação do estudante. Com o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os “temas transversais”, assim como foram mencionados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, passaram a ser denominados “Temas Contemporâneos”, e caberia aos sistemas, às redes e estabelecimentos de ensino incorporar ao currículo e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos, preferencialmente de forma transversal e integradora. Neste sentido: Foi mantida a orientação sobre a inclusão dos temas contemporâneos, de abordagem transversal, como referência obrigatória na elaboração ou adequação dos currículos e propostas pedagógicas, considerados como um conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a todos os estudantes da Educação Básica. Em 2017, com a aprovação da BNCC, os diversos temas de grande relevância social permaneceram contemplados como assuntos indispensáveis em uma proposta pedagógica que busca, além do ensino de conteúdos científicos, a construção de uma sociedade justa, ética e igualitária (Brasil, 2017). Em consonância com os documentos norteadores, buscamos organizar a Sequência de Atividades, em módulos que compreendem assuntos relevantes, com a finalidade de trabalhar as habilidades que podem instrumentalizar o aluno para que ele consiga compreender as características principais da Educação Ambiental, entre eles, consideramos relevantes: O estudo dos recursos naturais e seus desdobramentos (Estudo do Solo, da Água e Resíduos Sólidos - Sustentabilidade Ambiental). Com esta Sequência de Atividades pretendemos abarcar os conteúdos previstos na BNCC e no RCP, mas sobretudo investigar se o objetivo da elaboração da SA foi alcançando, tendo como base a questão norteadora desta pesquisa: De que forma uma Sequência de Atividades pautada nos 3MP, pode contribuir para a sensibilização e conscientização ambiental dos alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental? Ademais, entendemos a importância de nossos alunos aprimorarem seus olhares para as questões ambientais, para a preservação dos recursos naturais, bem como, a preservação do solo e da água. Além disso, é necessário que os alunos repensem em seu estilo de vida buscando ações fundamentais de preservação do meio ambiente, propomos então a ideia da metodologia dos 3 R da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) que são um conjunto de práticas cujo objetivo é minimizar o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos provenientes de recursos naturais, além de poupar a natureza. A Produção Técnica Educacional foi desenvolvida com alunos do 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal localizada no norte pioneiro do Estado do Paraná. Para a preparação da Sequência de Atividades que deu origem a esta produção, foi realizada uma atividade de sondagem, com o intuito de obter informações sobre o que os alunos já tinham conhecimento a respeito de questões ambientais, que se fizeram norteadoras para a elaboração das atividades. Nesse sentido, o objetivo da PTE consistiu em promover o ensino da EA por meio de uma Sequência de Atividades pautadas no 3MP aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste material apresentamos como foi elaborada a SA, bem como foi desenvolvida nos 12 encontros. Desejamos que você professor, ao término da leitura desta PTE saiba que é possível ensinar Educação Ambiental (EA) para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando um procedimento que contemple os Três Momentos Pedagógicos (3MP), de modo a sensibilizar e conscientizar os alunos sobre questões ambientais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,34 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectanos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência de Atividadespt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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