Proposta de ensino: prática pedagógica para alunos em processo de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorURI, campus Santo Ângelopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorZurawski, Rafaela Luana-
Autor(es): dc.contributor.authorFranzin, Rozelaine de Fatima-
Autor(es): dc.contributor.authorPrestes, Rosangela Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-28T17:25:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-28T17:25:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-
identificador: dc.identifier.otherproduto final Rafaelapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972868-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional, oriundo da dissertação de mestrado sob temática, FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA PERSPECTIVA DO ENSINO INCLUSIVO: uma abordagem com bolsistas do Programa Residência Pedagógica tem a finalidade de compreender o processo de ensino inclusivo de alunos surdos e contribuir com a formação inicial e continuada de professores. Nesse sentido, a inclusão têm sido um tema muito abordado nas legislações, nos cursos de formação, também, dentro da própria escola, sendo esse um assunto de muita importância para a formação docente, pois, a sociedade é repleta de diversidades, principalmente dentro da escola, em que são grandes os desafios que perpassam nesses espaços, principalmente com os alunos com deficiência ou que apresentam necessidades educacionais específicas, e que devem ser levadas em consideração pelo professor e também pela escola. As dúvidas e impasses surgem constantemente durante o processo de formação, como, também dentro da própria sala de aula, pois, apesar de ser um assunto muito estudado e debatido, ainda há um longo caminho a ser percorrido para superar as dificuldades encontradas e melhorar o cenário educacional. Por essa razão, estruturou-se um produto educacional que possui o objetivo de auxiliar os professores em sua prática do dia a dia, com sugestões de atividades, modelo de planejamento, como forma de auxiliar na adaptação de suas práticas para a alfabetização de alunos surdos, no primeiro ano do ensino fundamental. Considerando a relevância do ato de planejar como ação docente, no texto que segue apresenta-se a proposta de um planejamento que poderá contribuir tanto com os docentes em formação inicial, quanto com os professores que exercem a atividades de regência de classe com a inclusão de alunos surdos. A proposta elaborada, apresenta possibilidades e sugestões de como o professor pode organizar ações para serem realizadas em sala de aula regular, que tem alunos surdos incluídos. Porém, não esqueça que cada professor deve elaborar seu planejamento de forma criativa e contextualizada, fazendo as suas adaptações que forem necessárias, e que este seja composto da tomada de decisões e avaliação da estrutura organizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Título: dc.titleProposta de ensino: prática pedagógica para alunos em processo de alfabetizaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pos Graduação em Ensino Científico Tecnológicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons