Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | URI, campus Santo Ângelo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Zurawski, Rafaela Luana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Franzin, Rozelaine de Fatima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Prestes, Rosangela Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-28T17:25:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-28T17:25:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto final Rafaela | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972868 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional, oriundo da dissertação de mestrado sob temática, FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA PERSPECTIVA DO ENSINO INCLUSIVO: uma abordagem com bolsistas do Programa Residência Pedagógica tem a finalidade de compreender o processo de ensino inclusivo de alunos surdos e contribuir com a formação inicial e continuada de professores. Nesse sentido, a inclusão têm sido um tema muito abordado nas legislações, nos cursos de formação, também, dentro da própria escola, sendo esse um assunto de muita importância para a formação docente, pois, a sociedade é repleta de diversidades, principalmente dentro da escola, em que são grandes os desafios que perpassam nesses espaços, principalmente com os alunos com deficiência ou que apresentam necessidades educacionais específicas, e que devem ser levadas em consideração pelo professor e também pela escola. As dúvidas e impasses surgem constantemente durante o processo de formação, como, também dentro da própria sala de aula, pois, apesar de ser um assunto muito estudado e debatido, ainda há um longo caminho a ser percorrido para superar as dificuldades encontradas e melhorar o cenário educacional. Por essa razão, estruturou-se um produto educacional que possui o objetivo de auxiliar os professores em sua prática do dia a dia, com sugestões de atividades, modelo de planejamento, como forma de auxiliar na adaptação de suas práticas para a alfabetização de alunos surdos, no primeiro ano do ensino fundamental. Considerando a relevância do ato de planejar como ação docente, no texto que segue apresenta-se a proposta de um planejamento que poderá contribuir tanto com os docentes em formação inicial, quanto com os professores que exercem a atividades de regência de classe com a inclusão de alunos surdos. A proposta elaborada, apresenta possibilidades e sugestões de como o professor pode organizar ações para serem realizadas em sala de aula regular, que tem alunos surdos incluídos. Porém, não esqueça que cada professor deve elaborar seu planejamento de forma criativa e contextualizada, fazendo as suas adaptações que forem necessárias, e que este seja composto da tomada de decisões e avaliação da estrutura organizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de ensino: prática pedagógica para alunos em processo de alfabetização | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pos Graduação em Ensino Científico Tecnológico | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto final Rafaela.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972868/2/produto final Rafaela.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons