Ciência é algo possível para mim? Como aumentar o capital científico de crianças e jovens do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lohrene de Lima da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-27T17:48:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-27T17:48:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherCiência é algo possível para mimpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972861-
Resumo: dc.description.abstractO e-book "Ciência é algo possível para mim? Como aumentar o capital científico de crianças e jovens do Rio de Janeiro" foi elaborado como produto da pesquisa de mestrado da autora no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cujo objetivo foi estudar o capital científico de meninas matriculadas em escolas públicas do Rio de Janeiro. A ideia de criar este e-book surge dos principais problemas encontrados ao longo da análise dos resultados da pesquisa. Foi possível observar que, embora as meninas pesquisadas tivessem interesse em estudar e ter uma formação acadêmica, ainda assim, estavam muito mais relacionadas à área da saúde. Nesse sentido, os capítulos iniciais do e-book têm como objetivo apresentar as noções acerca do conceito de capital científico e suas possíveis contribuições para desenvolver ações de estímulo às aspirações científicas das alunas. Busca-se, posteriormente, apresentar algumas sugestões que contribuam com professores de ciências a estimular seus alunos, em especial meninas, a enxergarem as áreas de Ciências Exatas e da Terra como opção acadêmica e profissional. Dessa forma, pretende-se que com a leitura deste material o/a professor/a se sinta apto/a não só a utilizar o conceito de capital científico como ferramenta metodológica, como também utilize sua sensibilidade e criatividade para ir além do que será proposto. Não pretendemos, portanto, construir um manual de instruções, mas sim encorajá-los e mostrar uma possibilidade, um “pontapé” para aulas transgressoras e que contribuam para a justiça social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.026 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectgêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcapital científicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
Título: dc.titleCiência é algo possível para mim? Como aumentar o capital científico de crianças e jovens do Rio de Janeiropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação e Ensino de Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Dissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons