Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Wanderlane Brito de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-27T14:18:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-27T14:18:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Análises das contribuições motivacionais da leitura | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972838 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O tema deste artigo está relacionado à leitura de gêneros textuais digitais e sua contribuição para a formação leitora. A leitura por ser um indispensável meio de ser obter conhecimentos e pela sua pouca aprovação, tem como consequência um público que se encontra em fase escolar com diminuída capacidade de ler compreender e interpretar um texto. Muitos quando são obrigados a ler textos de livros, chegam no final da página, não sabendo do que se trata. Porém passam bastante tempo interagindo em telas de celulares, tablets e computadores, que são meios de leitura também. Face a isso é relevante o aproveitamento de práticas de leituras que motivem os alunos, e utilizar estes recursos na sala de aula pode ser um meio que auxilie na formação da competência leitora deles. Devido a sua importância, essas novas linguagens já são exigências curriculares. Os gêneros textuais digitais possuem várias características atrativas, são breves, diretos e de fácil compreensão, combinam texto e imagem, exploram elementos audiovisuais tornando a comunicação mais dinâmica e expressiva entre outros. Seus atributos também podem contribuir para a formação leitora, o uso do hipertexto que permite conexões de diferentes conteúdos, ampliando a base de pesquisa, a interatividade entre o autor e o leitor, permitindo curtir, compartilhar, avaliar e comentar, já faz o usuário atingir algum nível de formação crítica. Embora sejam relevantes, não são muito utilizados nas escolas por, não somente demandarem profissionais que tenha domínio da tecnologia dessas novas linguagens, mas também pela falta de equipamento necessário. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1446 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo – Nível elementar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Título: dc.title | Análises das contribuições motivacionais da leitura de textos de gêneros digitais na formação da competência leitora dos alunos do 6⁰ ano B do ensino fundamental da Escola Municipal Graziela Ribeiro na Cidade de Manaus no ano de 2023 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Análises das contribuições motivacionais da leitura.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972838/4/Análises das contribuições motivacionais da leitura.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons