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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues Junior, Josimar de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-26T12:08:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-26T12:08:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufes.br/server/api/core/bitstreams/e60dd0ca-db98-464c-b937-140a68595e71/content | - |
| identificador: dc.identifier.other | dissertacao_josimarrodriguesjunior.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972833 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho visa abordar a relação entre pensamento e ação na filosofia de Hannah Arendt, com ênfase na importância de despertar nos alunos a capacidade de reflexão crítica sobre suas próprias ações. O trabalho investiga a faculdade humana do “Pensar” e sua íntima relação com a “Ação”, argumentando que essas duas faculdades, em Arendt, não são opostas, mas dialogam em conjunto. A partir dessa análise, o estudo propõe uma abordagem filosófica no ensino médio que estimule os alunos a pensar sobre suas ações em um contexto educacional cada vez mais voltado para o trabalho e a fabricação. Ao explorar a filosofia de Arendt e sua defesa da ação como algo plural e interligado às “teias de relações humanas”, a pesquisa busca refletir sobre como o pensamento crítico pode ser cultivado em sala de aula para formar indivíduos para a pluralidade. A investigação culmina com uma prática de intervenção pedagógica, onde são trabalhados conceitos arendtianos em um projeto pedagógico voltado para o combate ao racismo e ao bullying no ambiente escolar, demonstrando a eficácia da filosofia em promover a reflexão ética e social entre os estudantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Reflexão crítica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Título: dc.title | Por que eu faço o que eu faço? A escola como espaço do despertar para o pensamento e para a ação a partir da Filosofia de Hannah Arendt | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
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| dissertacao_josimarrodriguesjunior.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972833/1/dissertacao_josimarrodriguesjunior.pdfDownload |
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