Por que eu faço o que eu faço? A escola como espaço do despertar para o pensamento e para a ação a partir da Filosofia de Hannah Arendt

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues Junior, Josimar de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-26T12:08:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-26T12:08:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.ufes.br/server/api/core/bitstreams/e60dd0ca-db98-464c-b937-140a68595e71/content-
identificador: dc.identifier.otherdissertacao_josimarrodriguesjunior.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972833-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho visa abordar a relação entre pensamento e ação na filosofia de Hannah Arendt, com ênfase na importância de despertar nos alunos a capacidade de reflexão crítica sobre suas próprias ações. O trabalho investiga a faculdade humana do “Pensar” e sua íntima relação com a “Ação”, argumentando que essas duas faculdades, em Arendt, não são opostas, mas dialogam em conjunto. A partir dessa análise, o estudo propõe uma abordagem filosófica no ensino médio que estimule os alunos a pensar sobre suas ações em um contexto educacional cada vez mais voltado para o trabalho e a fabricação. Ao explorar a filosofia de Arendt e sua defesa da ação como algo plural e interligado às “teias de relações humanas”, a pesquisa busca refletir sobre como o pensamento crítico pode ser cultivado em sala de aula para formar indivíduos para a pluralidade. A investigação culmina com uma prática de intervenção pedagógica, onde são trabalhados conceitos arendtianos em um projeto pedagógico voltado para o combate ao racismo e ao bullying no ambiente escolar, demonstrando a eficácia da filosofia em promover a reflexão ética e social entre os estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReflexão críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titlePor que eu faço o que eu faço? A escola como espaço do despertar para o pensamento e para a ação a partir da Filosofia de Hannah Arendtpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Textos