Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Silvana Maria Aparecida Viana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Franqueira, Alberto da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Viana, Silvanete Cristo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-25T13:24:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-25T13:24:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino aliado à tecnologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972827 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação no século XXI enfrenta um cenário de constante transformação, impulsionado pela rápida evolução tecnológica e pelas demandas de uma sociedade cada vez mais globalizada. Nesse contexto, a integração da tecnologia no ensino se torna uma necessidade urgente, abrindo um leque de oportunidades para aprimorar o processo de aprendizagem e preparar os alunos para os desafios do futuro. A tecnologia oferece ferramentas poderosas para personalizar o ensino, adaptando o conteúdo e o ritmo de aprendizagem às necessidades individuais de cada aluno. Plataformas online, aplicativos e softwares educacionais permitem criar trilhas de aprendizagem personalizadas, identificar as dificuldades de cada aluno e oferecer suporte individualizado. Além disso, a tecnologia torna o aprendizado mais interativo e engajador. Jogos educativos, simulações e realidade virtual transportam os alunos para ambientes virtuais imersivos, onde podem explorar conceitos e aplicar seus conhecimentos de forma prática e divertida. A tecnologia também democratiza o acesso à informação e ao conhecimento. Plataformas online, bibliotecas digitais e recursos educacionais abertos oferecem um vasto acervo de conteúdos, permitindo que os alunos explorem diferentes áreas do conhecimento e desenvolvam sua curiosidade. No entanto, a integração da tecnologia no ensino também apresenta desafios. A desigualdade de acesso à tecnologia é um obstáculo que precisa ser superado para garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem. A formação de professores é outro ponto crucial, pois os educadores precisam estar preparados para utilizar as tecnologias de forma eficaz em sala de aula. A segurança e a privacidade dos dados dos alunos também são preocupações importantes. É preciso garantir que as informações dos alunos sejam protegidas e que o ambiente online seja seguro. Além disso, é preciso equilibrar o uso de dispositivos digitais com outras atividades importantes, como o contato humano e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O futuro da educação está intimamente ligado à tecnologia. A inteligência artificial, a realidade virtual e aumentada, a aprendizagem baseada em jogos e a aprendizagem online e híbrida são algumas das tendências que prometem transformar o ensino nos próximos anos. Para aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia na educação, é preciso adotar uma abordagem centrada no aluno, desenvolver habilidades do século XXI e promover a colaboração entre escolas, famílias, empresas e a sociedade civil. Boa leitura! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2790 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de dados / Educação por computador | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interação ente aprendizagem cotidiana e escolar | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino aliado à tecnologia: Desafios e oportunidades no mundo contemporâneo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ensino aliado à tecnologia.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972827/2/Ensino aliado à tecnologia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons