A CULTURA AFRICANA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SIMETRIA PELA SIMBOLOGIA ADINKRA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMONTERO, MATIAS EDUARDO-
Autor(es): dc.contributor.authorARCURI, CHRISTIANE DE FARIA PEREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-24T18:31:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-24T18:31:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-
identificador: dc.identifier.otherA CULTURA AFRICANA NO ENSINO DA MATEMÁTICA DA EDUC_250424_151148pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972818-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional é um Guia didático em formato digital para ser utilizado por docentes de Matemática e/ou por docentes que ensinam Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. O material traz a abordagem de estudos dos casos de simetria isométrica recorrendo à simbologia africana Adinkra, ao invés do tradicional padrão europeu. A partir da contextualização acerca do objeto de estudo, recupera-se a Lei nº 11.645/08 de modo que haja a repercussão da história e dos processos identitários de estudantes com descendências afrobrasileiras. O objetivo fundamental do Guia Didático para Professores é difundir a cultura afro nas aulas curriculares de Matemática através da simbologia Adinkra aplicada em Atividades de simetria de reflexão, rotação e translação com recorrência imagética dos símbolos Adinkras. Tais Adinkras formam um conjunto com mais de 100 símbolos, incluindo algumas variações do mesmo ideograma, muitas vezes inspirados em elementos percebidos na natureza. Cada símbolo tem nome e carrega consigo um significado que transmite valores essenciais para a cultura do povo Akan. O PE, nesse sentido, propõe Atividades pedagógicas como estratégias de dinamização e aproximação dos estudantes com o objeto de estudo. A identidade visual do Produto, através das cores dos capítulos, enaltece os elementos naturais africanos de modo que o material didático contribua com as referências afrobrasileiras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,79 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Matemática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSimetriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSimbologia Adinkrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCulturas africanas e afrobrasileirapt_BR
Título: dc.titleA CULTURA AFRICANA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SIMETRIA PELA SIMBOLOGIA ADINKRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Dissertação - Produto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons