Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vilela, Girlane Brana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bandeira, Salete Maria Chalub | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-25T02:22:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-25T02:22:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto-educacional-girlane-brana-vilela | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972800 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre se faz presente um produto educacional constituído a partir da dissertação “AS ADAPTAÇÕES EM MATEMÁTICA COM O USO DO SISTEMA BRAILLE: possibilidades de uma formação continuada com o objetivo de analisar uma proposta de formação de professores que atuam ou poderão atuar com estudantes com deficiência visual - cegos na perspectiva de conhecer, utilizar e construir materiais adaptados para um ensino de Matemática com a inserção e o uso do Código Matemático Unificado e do Braille. Assim surgiu o Produto Educacional “CURSO CÓDIGO MATEMÁTICO EM BRAILLE E SUAS ADAPTAÇÕES: caminhos para uma formação de professores numa perspectiva inclusiva”, com o objetivo de contribuir com a formação de professores de matemática numa perspectiva inclusiva no intuito de possibilitar um ensino de matemática para estudantes com deficiência visual, especificamente cegos com técnicas de ensino envolvendo o sistema braile e a tecnologia assistiva para esses estudantes. O curso 1 (re)planejado está estruturado em 4 módulos: 1. A deficiência Visual: histórico, conceitos, causas e tecnologia assistiva, 2. A Grafia Braille: Código Matemático Unificado e o Software Braille Fácil (versão 4.01), 3. Sorobã (sorocalc – Computador Pessoal, Simple Soroban – Celular plataforma Android):conhecendo na prática como representar os numerais e realizar as operações aritméticas, 4. Adaptações Matemáticas. Como público alvo pensou-se nos professores da Educação Básica (que tenham ou possam ter estudantes cegos), licenciandos em Matemática ou da pedagogia de Instituições do Ensino Superior, professores especialistas que atuam em Salas de Recurso Multifuncional e demais profissionais com o interesse em ensinar matemática a pessoas cegas. Com uma carga horária de 40 horas, com sugestões de leituras, atividades e uso de Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes cegos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,65 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Braille | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptações táteis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores de Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUTO EDUCACIONAL CURSO CÓDIGO MATEMÁTICO EM BRAILLE E SUAS ADAPTAÇÕES: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática - Tecnologia Assistiva e Práticas Inclusivas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto-educacional-girlane-brana-vilela.pdf | Produto Educacional CURSO CÓDIGO MATEMÁTICO EM BRAILLE E SUAS ADAPTAÇÕES: | 3,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972800/2/produto-educacional-girlane-brana-vilela.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons