PRODUTO EDUCACIONAL CURSO CÓDIGO MATEMÁTICO EM BRAILLE E SUAS ADAPTAÇÕES: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVilela, Girlane Brana-
Autor(es): dc.contributor.authorBandeira, Salete Maria Chalub-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-25T02:22:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-25T02:22:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-28-
identificador: dc.identifier.otherproduto-educacional-girlane-brana-vilelapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972800-
Resumo: dc.description.abstractComo o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre se faz presente um produto educacional constituído a partir da dissertação “AS ADAPTAÇÕES EM MATEMÁTICA COM O USO DO SISTEMA BRAILLE: possibilidades de uma formação continuada com o objetivo de analisar uma proposta de formação de professores que atuam ou poderão atuar com estudantes com deficiência visual - cegos na perspectiva de conhecer, utilizar e construir materiais adaptados para um ensino de Matemática com a inserção e o uso do Código Matemático Unificado e do Braille. Assim surgiu o Produto Educacional “CURSO CÓDIGO MATEMÁTICO EM BRAILLE E SUAS ADAPTAÇÕES: caminhos para uma formação de professores numa perspectiva inclusiva”, com o objetivo de contribuir com a formação de professores de matemática numa perspectiva inclusiva no intuito de possibilitar um ensino de matemática para estudantes com deficiência visual, especificamente cegos com técnicas de ensino envolvendo o sistema braile e a tecnologia assistiva para esses estudantes. O curso 1 (re)planejado está estruturado em 4 módulos: 1. A deficiência Visual: histórico, conceitos, causas e tecnologia assistiva, 2. A Grafia Braille: Código Matemático Unificado e o Software Braille Fácil (versão 4.01), 3. Sorobã (sorocalc – Computador Pessoal, Simple Soroban – Celular plataforma Android):conhecendo na prática como representar os numerais e realizar as operações aritméticas, 4. Adaptações Matemáticas. Como público alvo pensou-se nos professores da Educação Básica (que tenham ou possam ter estudantes cegos), licenciandos em Matemática ou da pedagogia de Instituições do Ensino Superior, professores especialistas que atuam em Salas de Recurso Multifuncional e demais profissionais com o interesse em ensinar matemática a pessoas cegas. Com uma carga horária de 40 horas, com sugestões de leituras, atividades e uso de Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes cegos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,65 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBraillept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdaptações táteispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de Matemáticapt_BR
Título: dc.titlePRODUTO EDUCACIONAL CURSO CÓDIGO MATEMÁTICO EM BRAILLE E SUAS ADAPTAÇÕES: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática - Tecnologia Assistiva e Práticas Inclusivaspt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
produto-educacional-girlane-brana-vilela.pdfProduto Educacional CURSO CÓDIGO MATEMÁTICO EM BRAILLE E SUAS ADAPTAÇÕES:3,74 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972800/2/produto-educacional-girlane-brana-vilela.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons