LABORATÓRIO VIVO COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR ECOALFABETIZADORA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Katia da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorPires, Pierre André Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-25T02:13:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-25T02:13:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-21-
identificador: dc.identifier.otherLaboratório Vivo como ferramenta Interdisciplinar Ecoalfabetizadorapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972799-
Resumo: dc.description.abstractEsse produto educacional é parte da dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática – MPECIM, intitulada “Alfabetização Ecológica: laboratório vivo como ferramenta interdisciplinar que estimula e ensina”. Sabendo que o professor ecoalfabetizador tem a responsabilidade de apresentar para nossas crianças o contexto socioambiental desde a primeira infância (Capra 2006), foi produzido um Guia Didático com o tema: Laboratório Vivo como ferramenta interdisciplinar para desenvolvimento de aulas ecoalfabetizadoras, visando uma instituição sustentável e comprometida com a Educação Ambiental. Neste contexto, o guia didático direciona o professor a trabalhar através de oficinas em cinco fases que são: (reconhecimento, implantação de um minhocário, reciclagem, implementação da horta e a última fase a culminância dos trabalhos desenvolvidos mostrando para comunidade escolar e local os resultados trabalhados durante o ano letivo). A escolha das etapas do Guia Didático foi fundamentada em princípios pedagógicos que valorizam a aprendizagem ativa e experiencial, alinhados às teorias de Paulo Freire (1996) sobre a importância da construção do conhecimento a partir da realidade dos alunos. Fritjof Capra (2006), destaca a necessidade de entender os princípios ecológicos de maneira prática e integrada. Cada fase foi cuidadosamente planejada para abordar aspectos essenciais da alfabetização ecológica, garantindo uma abordagem holística e interdisciplinar que promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e práticas nos alunos. Desejamos que esse Produto Educacional oriente e sirva de inspiração para trabalhar a alfabetização ecológica em sua escola.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFerramentapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório Vivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEcoalfetizadorapt_BR
Título: dc.titleLABORATÓRIO VIVO COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR ECOALFABETIZADORApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons