
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Katia da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pires, Pierre André Garcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-25T02:13:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-25T02:13:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Laboratório Vivo como ferramenta Interdisciplinar Ecoalfabetizadora | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972799 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esse produto educacional é parte da dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática – MPECIM, intitulada “Alfabetização Ecológica: laboratório vivo como ferramenta interdisciplinar que estimula e ensina”. Sabendo que o professor ecoalfabetizador tem a responsabilidade de apresentar para nossas crianças o contexto socioambiental desde a primeira infância (Capra 2006), foi produzido um Guia Didático com o tema: Laboratório Vivo como ferramenta interdisciplinar para desenvolvimento de aulas ecoalfabetizadoras, visando uma instituição sustentável e comprometida com a Educação Ambiental. Neste contexto, o guia didático direciona o professor a trabalhar através de oficinas em cinco fases que são: (reconhecimento, implantação de um minhocário, reciclagem, implementação da horta e a última fase a culminância dos trabalhos desenvolvidos mostrando para comunidade escolar e local os resultados trabalhados durante o ano letivo). A escolha das etapas do Guia Didático foi fundamentada em princípios pedagógicos que valorizam a aprendizagem ativa e experiencial, alinhados às teorias de Paulo Freire (1996) sobre a importância da construção do conhecimento a partir da realidade dos alunos. Fritjof Capra (2006), destaca a necessidade de entender os princípios ecológicos de maneira prática e integrada. Cada fase foi cuidadosamente planejada para abordar aspectos essenciais da alfabetização ecológica, garantindo uma abordagem holística e interdisciplinar que promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e práticas nos alunos. Desejamos que esse Produto Educacional oriente e sirva de inspiração para trabalhar a alfabetização ecológica em sua escola. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ferramenta | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Laboratório Vivo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecoalfetizadora | pt_BR |
| Título: dc.title | LABORATÓRIO VIVO COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR ECOALFABETIZADORA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional Laboratório Vivo .pdf | 2.54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972799/2/Produto Educacional Laboratório Vivo .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons