PORTFÓLIO EM FORMATO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NAS ROTAS DE APROFUNDAMENTO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Helen-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-24T22:50:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-24T22:50:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-22-
identificador: dc.identifier.otherPORTFÓLIO EM FORMATO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NAS ROTAS DE APROFUNDAMENTO PARA O ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972795-
Resumo: dc.description.abstractA proposta de um Portfólio em formato de Sequências Didáticas (SD), visa demonstrar as possibilidades de engajamento e a participação ativa dos estudantes em sala de aula com recursos de fácil acesso, promovendo a aprendizagem significativa, além de incentivar a realização de pesquisas de modo autônomo, desenvolver a criatividade na produção de recursos didáticos, oralidade e postura profissional. As sugestões de atividades, organizadas nas SD’s, foram elaboradas com base nos objetos de conhecimento propostos no documento intitulado “Viagem pelo Universo: da origem ao século XXI”, por meio da Rota de Aprofundamento, levando em consideração as unidades de estudo: “De olho nas Estrelas” e “Energias Presentes no Universo” para turmas de 2ª séries. No decorrer do material, você visualizará registros fotográficos dos momentos de aprendizagem em sala de aula e dos produtos finais de cada atividade proposta. Os estudantes matriculados na Rota de Aprofundamento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na área da Química aceitaram participar da pesquisa de mestrado intitulada “A Utilização de Sequências Didáticas para Promover a Aprendizagem Significativa de Química nas Rotas de Aprofundamento do Novo Ensino Médio”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Embora as situações de aprendizagem estejam limitadas aos objetos de conhecimento específicos para as 2ª séries a essência dos modelos didáticos, experimentos, dentre outros, podem ser adaptadas para outros temas ou a outros componentes curriculares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent91 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeDigitalpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequências Didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRotas de Aprofundamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titlePORTFÓLIO EM FORMATO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NAS ROTAS DE APROFUNDAMENTO PARA O ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTeorias da Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons