Podcast EJA na EPT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIF Sudeste MG - Campus Rio Pomba-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Silvania Aparecida Braga. Miranda, Paula Reis de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-24T12:44:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-24T12:44:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-22-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972789-
Resumo: dc.description.abstractO Podcast EJA na EPT, em vídeo, como produto educacional, foi desenvolvido a partir da pesquisa intitulada “Os desafios de um Proeja sem exclusão : um estudo de caso do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora", vinculado ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional Tecnológica (EPT)”. A pesquisa revelou que o PROEJA apresenta visibilidade limitada em alguns Institutos Federais (IFs) da região Sudeste do Brasil, especialmente no que se refere à disponibilidade e transparência de dados. Por outro lado, evidencia-se o fortalecimento do programa no que tange ao desenvolvimento de políticas de inclusão. A pesquisa também indicou a necessidade de aprimoramento nos processos seletivos dos IFs voltados ao público de educação de jovens e adultos. Esses resultados conduziram à elaboração deste podcast, com o propósito de fomentar um diálogo crítico e reflexivo entre profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a educação de jovens e adultos, enfatizando o PROEJA como um programa primordial na construção de uma educação emancipadora e inclusiva. Estruturado em uma série de episódios 5 episódios, em formato de vídeo, exploram diferentes aspectos do PROEJA, destacando sua relevância no contexto na EPT e sua contribuição para a inclusão social de grupos historicamente à margem da invisibilidade. O prodcast EJA na EPT tem como objetivos divulgar conhecimentos sobre o PROEJA, fortalecer práticas inclusivas e democratizar o acesso à educação de qualidade, promovendo uma transformação social significativa por meio de diálogos com estudiosos da área. O podcast, enquanto recurso didático, destaca-se por sua inovação, ao integrar tecnologia, criatividade e interação ao processo pedagógico. Em vez de substituir métodos tradicionais, atua como complemento que potencializa a eficácia do ensino e promove a participação ativa. Essa abordagem estimula a autonomia, incentivando o engajamento em práticas comunicativas e colaborativas, contribuindo para a criação de um ambiente de aprendizagem dinâmica. Além disso, o uso de códigos QR enriquece a experiência educacional ao facilitar o acesso a conteúdo adicionais e ampliar a interação com o público, proporcionando maior conectividade e engajamento (Gois Falandes; Porto Renó, 2024). Espera-se que as sugestões apresentadas se convertam em práticas efetivas e sirvam como um estímulo contínuo ao desenvolvimento de ações inovadoras e específicas ao público do PROEJA. Este público, com suas particularidades, enfrenta desafios recorrentes que, em grande parte, não são compartilhados por outras modalidades educacionais, o que exige uma abordagem pedagógica singular e sensível as especificidades desse grupo.-
Tamanho: dc.format.extent1,89-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectpodcast-
Palavras-chave: dc.subjectEPT-
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacional-
Título: dc.titlePodcast EJA na EPT-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.courseMestrado ProfEPT-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons