
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Correia Rodrigues, Maria Isabel | - | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Coelho Santos, Christiane | - | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Vinagre, Fabiano | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-24T01:22:59Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-24T01:22:59Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | Relatório Técnico-pedagógico destinado à DEMP_PROEN, aos Coordenadores-Gerais - Rodrigues et al_PPG MP-EGeD | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972787 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | Relatório acerca das percepções e atitudes de professores de Biologia, Física e Química sobre as aulas práticas de laboratório e sobre as Portarias Normativas que regram esta atividade pedagógica. Aulas práticas de laboratório é uma modalidade pedagógica amplamente empregada nas disciplinas das ciências da natureza (Borges, 2002; Galiazzi et al., 2001; Laburú; Mamprin; Salvadego, 2011). Seu uso pelos professores é estimulado nos documentos nacionais norteadores da educação básica, tais como os PCN+ (Brasil, 2002), as DCNEB (Brasil, 2013) e a atual BNCC (Brasil, 2018). Ademais, sua prática foi institucionalizada como atividade obrigatória para as disciplinas de Biologia, Física e Química no Ensino Médio no Colégio Pedro II através da Portaria No 3500 de 23/10/2018, que foi complementada com aPortaria No 1085 de 29/03/2019 (Colégio Pedro II, 2018; 2019). Tais fatos motivaram a servidora Maria Isabel Correia Rodrigues, na condição de técnica de laboratório de biologia (campus São Cristóvão III), a investigar esta temática para elaboração do seu trabalho de conclusão de mestrado (TCM) do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD) do IBqM/UFRJ sob orientação do Prof. Fabiano Vinagre (INJC/UFRJ). O trabalho teve como título: “Aulas práticas em laboratório de ciências naturais: percepções e atitudes de professores de uma instituição federal”. Este relatório tem como objetivo informar às diferentes esferas da Instituição responsáveis pela gestão dos laboratórios os achados obtidos com esta pesquisa. Os dados apresentados neste relatório encontram-se debatidos de forma mais aprofundada no TCM. | pt_BR | 
| Tamanho: dc.format.extent | 854KB | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Título: dc.title | Relatório Técnico-pedagógico destinado à DEMP/PROEN, aos Coordenadores-Gerais das disciplinas das ciências da natureza e as Direções Pedagógicas dos campi | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: