Relatório Técnico-pedagógico destinado à DEMP/PROEN, aos Coordenadores-Gerais das disciplinas das ciências da natureza e as Direções Pedagógicas dos campi

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorreia Rodrigues, Maria Isabel-
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho Santos, Christiane-
Autor(es): dc.contributor.authorVinagre, Fabiano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-24T01:22:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-24T01:22:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-
identificador: dc.identifier.otherRelatório Técnico-pedagógico destinado à DEMP_PROEN, aos Coordenadores-Gerais - Rodrigues et al_PPG MP-EGeDpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972787-
Resumo: dc.description.abstractRelatório acerca das percepções e atitudes de professores de Biologia, Física e Química sobre as aulas práticas de laboratório e sobre as Portarias Normativas que regram esta atividade pedagógica. Aulas práticas de laboratório é uma modalidade pedagógica amplamente empregada nas disciplinas das ciências da natureza (Borges, 2002; Galiazzi et al., 2001; Laburú; Mamprin; Salvadego, 2011). Seu uso pelos professores é estimulado nos documentos nacionais norteadores da educação básica, tais como os PCN+ (Brasil, 2002), as DCNEB (Brasil, 2013) e a atual BNCC (Brasil, 2018). Ademais, sua prática foi institucionalizada como atividade obrigatória para as disciplinas de Biologia, Física e Química no Ensino Médio no Colégio Pedro II através da Portaria No 3500 de 23/10/2018, que foi complementada com aPortaria No 1085 de 29/03/2019 (Colégio Pedro II, 2018; 2019). Tais fatos motivaram a servidora Maria Isabel Correia Rodrigues, na condição de técnica de laboratório de biologia (campus São Cristóvão III), a investigar esta temática para elaboração do seu trabalho de conclusão de mestrado (TCM) do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD) do IBqM/UFRJ sob orientação do Prof. Fabiano Vinagre (INJC/UFRJ). O trabalho teve como título: “Aulas práticas em laboratório de ciências naturais: percepções e atitudes de professores de uma instituição federal”. Este relatório tem como objetivo informar às diferentes esferas da Instituição responsáveis pela gestão dos laboratórios os achados obtidos com esta pesquisa. Os dados apresentados neste relatório encontram-se debatidos de forma mais aprofundada no TCM.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent854KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Título: dc.titleRelatório Técnico-pedagógico destinado à DEMP/PROEN, aos Coordenadores-Gerais das disciplinas das ciências da natureza e as Direções Pedagógicas dos campipt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociênciaspt_BR
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