APRENDER COM ROBÓTICA: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SABERES PARA PROFESSORES E ALUNOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Evelyn de Souza Crespo-
Autor(es): dc.contributor.authorPorto, Maria Beatriz Dias da Silva Maia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T20:21:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T20:21:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://classroom.google.com/c/NzIwNjgyODI1MDQ5?cjc=fo3pkpka-
identificador: dc.identifier.otherAPRENDER COM ROBÓTICA: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SABERES PARA PROFESSORES E ALUNOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972784-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional, intitulado Aprender com Robótica: possibilidades de construção de saberes para professores e alunos, consiste em um curso de formação continuada destinado a professores que atuam na transição entre o quinto e sexto ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um desdobramento da pesquisa desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica (PPGEB/Uerj). O curso está estruturado em cinco módulos temáticos: (1) Introdução à Robótica Educacional; (2) As Camadas da Terra com Scratch; (3) Polígonos Regulares com Open Roberta Lab; (4) Ângulos com Tinkercad; e (5) Condutibilidade. A proposta apresenta contribuições relevantes para o uso da Robótica como ferramenta de ensino, por meio de atividades práticas que articulam essa tecnologia aos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Niterói. O objetivo é fomentar o protagonismo docente no uso crítico e criativo dessa ferramenta, incentivando a reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras que potencializem os processos de ensino e aprendizagem. Considerando que a Robótica dialoga com o universo do jovem do século XXI, o curso propõe um novo olhar sobre os conteúdos escolares, favorecendo a construção ativa dos saberes por meio de experiências práticas. Com carga horária total de 20 horas, a formação inclui fundamentação teórica, legislação pertinente ao uso da Robótica Educacional e orientações para sua implementação. Cada módulo apresenta a duração estimada das atividades, seus objetivos, os recursos necessários, as áreas do conhecimento envolvidas, além de materiais de apoio, como leituras e videoaulas, voltados ao aprimoramento da prática docente. O curso, ofertado em novembro e dezembro de 2024, teve 25 professores concluintes, que, portanto, participaram da sua aplicação e validação. Todos os cursistas atuam na Educação Básica, em escolas públicas e privadas — majoritariamente do estado do Rio de Janeiro, mas também de outras regiões do país. O curso está hospedado no Google sala de aula, estando o link de acesso e o código da turma disponíveis neste portal. link: https://classroom.google.com/c/NzIwNjgyODI1MDQ5; código da turma: fo3pkpkapt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRobótica Educacional.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Título: dc.titleAPRENDER COM ROBÓTICA: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SABERES PARA PROFESSORES E ALUNOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Dissertação - Produto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons