
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Eugênia Santana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Valéria Sperduti | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Malheiro, Cícera Aparecida Lima | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lago, Danúsia Cardoso | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gamez, Luciano | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Tartuci, Dulcéria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-23T13:12:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-23T13:12:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação_EugêniaSantana | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972751 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação “Desenho Universal para Aprendizagem: A tessitura de uma proposta de formação Docente para a Inclusão no Ensino Médio” foi desenvolvida no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e na Linha Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Fundamentada na teoria sócio histórica, o objetivo da pesquisa foi identificar as necessidades e desafios específicos de professores do Ensino Médio em relação à educação inclusiva, visando elaborar diretrizes para um curso de formação continuada com base em práticas pautadas nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e no trabalho colaborativo. A abordagem metodológica é qualitativa, na modalidade exploratória. A primeira etapa da pesquisa consistiu no levantamento bibliográfico sobre a inclusão no Ensino Médio. Para o tratamento dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo, conforme Bardin. Para a segunda etapa, do estudo de campo, desenvolvi um curso piloto de formação continuada, elaborado como recurso educacional. Fundamentado nos tópicos identificados na pesquisa bibliográfica e usando como método central a pesquisa colaborativa, o curso foi pautado nos princípios do DUA e do Trabalho Colaborativo. Realizei a Análise de Conteúdo dos dados levantados nessa etapa também de acordo com Bardin. Os resultados apontaram que a formação docente contextualizada e colaborativa contribui para qualificar os professores para a inclusão no Ensino Médio, promovendo maior adesão e engajamento. O DUA é reconhecido como um quadro conceitual transformador, tornando as práticas mais acessíveis e equitativas. No entanto, desafios nas condições de trabalho docente dificultam o desenvolvimento profissional e se mostram como os principais obstáculos à implementação de novas práticas, repercutindo na aprendizagem e na participação de todos os estudantes. Assim, a criação de redes de apoio e colaboração entre todos os profissionais da escola revela-se essencial para a formação contínua e o desenvolvimento de uma cultura inclusiva na escola. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,36MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | DUA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_BR |
| Título: dc.title | Desenho universal para aprendizagem: a tessitura de uma proposta de formação docente para a inclusão no Ensino Médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação_EugêniaSantana.pdf | https://hdl.handle.net/11600/73512 | 5.49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972751/2/Dissertação_EugêniaSantana.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons