Desenho universal para aprendizagem: a tessitura de uma proposta de formação docente para a inclusão no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIFESP - Universidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Eugênia Santana-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Valéria Sperduti-
Autor(es): dc.contributor.authorMalheiro, Cícera Aparecida Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorLago, Danúsia Cardoso-
Autor(es): dc.contributor.authorGamez, Luciano-
Autor(es): dc.contributor.authorTartuci, Dulcéria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T13:12:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T13:12:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_EugêniaSantanapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972751-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação “Desenho Universal para Aprendizagem: A tessitura de uma proposta de formação Docente para a Inclusão no Ensino Médio” foi desenvolvida no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e na Linha Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Fundamentada na teoria sócio histórica, o objetivo da pesquisa foi identificar as necessidades e desafios específicos de professores do Ensino Médio em relação à educação inclusiva, visando elaborar diretrizes para um curso de formação continuada com base em práticas pautadas nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e no trabalho colaborativo. A abordagem metodológica é qualitativa, na modalidade exploratória. A primeira etapa da pesquisa consistiu no levantamento bibliográfico sobre a inclusão no Ensino Médio. Para o tratamento dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo, conforme Bardin. Para a segunda etapa, do estudo de campo, desenvolvi um curso piloto de formação continuada, elaborado como recurso educacional. Fundamentado nos tópicos identificados na pesquisa bibliográfica e usando como método central a pesquisa colaborativa, o curso foi pautado nos princípios do DUA e do Trabalho Colaborativo. Realizei a Análise de Conteúdo dos dados levantados nessa etapa também de acordo com Bardin. Os resultados apontaram que a formação docente contextualizada e colaborativa contribui para qualificar os professores para a inclusão no Ensino Médio, promovendo maior adesão e engajamento. O DUA é reconhecido como um quadro conceitual transformador, tornando as práticas mais acessíveis e equitativas. No entanto, desafios nas condições de trabalho docente dificultam o desenvolvimento profissional e se mostram como os principais obstáculos à implementação de novas práticas, repercutindo na aprendizagem e na participação de todos os estudantes. Assim, a criação de redes de apoio e colaboração entre todos os profissionais da escola revela-se essencial para a formação contínua e o desenvolvimento de uma cultura inclusiva na escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,36MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDUApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
Título: dc.titleDesenho universal para aprendizagem: a tessitura de uma proposta de formação docente para a inclusão no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Dissertação_EugêniaSantana.pdfhttps://hdl.handle.net/11600/735125.49 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972751/2/Dissertação_EugêniaSantana.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons