ROBÓTICA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Evelyn de Souza Crespo-
Autor(es): dc.contributor.authorPorto, Maria Beatriz Dias da Silva Maia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T04:03:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T04:03:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-
identificador: dc.identifier.otherPE_EBOOK_ROBÓTICA_2025_COMPLETOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972740-
Resumo: dc.description.abstractO e-book Robótica na Escola: Contribuições para a Formação Científica no Ensino Fundamental é um dos produtos educacionais resultantes do curso de Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica (PPGEB/Uerj), tendo como público-alvo docentes do quinto e sexto ano do Ensino Fundamental. O e-book apresenta a Robótica Educacional como estratégia de mediação pedagógica, capaz de contribuir com os professores na elaboração de atividades voltadas para a formação científica de estudantes no Ensino Fundamental, ao promover o letramento digital, a interdisciplinaridade e a valorização da cultura maker em sala de aula. Longe de ser um manual prescritivo, trata-se de um material autoral, experiencial e afetivo, construído a partir de vivências docentes reais, agora sistematizadas e compartilhadas como convite à experimentação e à cocriação de novas práticas educativas. Com abordagem interativa e multimodal, o e-book permite a navegação dinâmica entre capítulos, vídeos, textos complementares e atividades práticas, ampliando a experiência de leitura e aprendizagem. Sua estrutura contempla propostas didáticas contextualizadas que articulam os conteúdos curriculares ao uso da Robótica Educacional como ferramenta de ensino e aprendizagem promovendo a integração entre teoria, prática e tecnologia. A validação do material ocorreu por meio de oficinas formativas com professores da rede pública do município de Saquarema e com professores que participaram do curso de formação continuada. O e-book foi, posteriormente, replicado por educadores de uma escola municipal de Niterói. A experiência revelou não apenas a viabilidade técnica e pedagógica do uso da Robótica como instrumento de mediação didática, mas também sua potência transformadora ao fortalecer o protagonismo docente e a apropriação crítica das tecnologias educacionais. Este produto educacional nasce do desejo de construir pontes entre a escola e os saberes contemporâneos, e de oferecer aos professores não respostas prontas, mas caminhos possíveis — mais suaves, mais colaborativos e mais esperançosos. Que este livro seja ponto de partida, e não de chegada, para todos aqueles que ousam ensinar e aprender com as tecnologias do século XXI.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,4 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRobótica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteratividade.pt_BR
Título: dc.titleROBÓTICA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Dissertação - Produto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons