Carta de Recomendação para o Uso da Inteligência Artificial na Educação: Desafios e Potencialidades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Cláudia Helena dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorFerraro, Danielle Soares e Silva Bicudo-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Lívia Carolina-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Karolina Batista-
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Márcia Azevedo-
Autor(es): dc.contributor.authorQuadros, Paulo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T13:33:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T13:33:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.educamaisai.com.br/_files/ugd/019da9_5d7c0b401bbd41dcbb6a7220058af875.pdf-
identificador: dc.identifier.otherCARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO - DESAFIOS E POTENCIALIDADESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972722-
Resumo: dc.description.abstractO avanço da Inteligência Artificial tem suscitado debates sobre seu impacto na educação, evidenciando tanto oportunidades de aprimoramento quanto desafios éticos e de equidade. A obra "CARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: Desafios e Potencialidades" aborda essas questões, fundamentando-se em documentos internacionais, como os relatórios da UNESCO e do Conselho da Europa, e analisando dados da realidade educacional brasileira. O livro destaca a desigualdade de acesso à tecnologia e à internet como um dos principais obstáculos à implementação da IA na educação. No Brasil, embora haja avanços na conectividade escolar, persistem limitações na qualidade da conexão e na disponibilidade de dispositivos, especialmente na rede pública. Além disso, a formação docente e a regulamentação adequada do uso da IA são apontadas como essenciais para assegurar uma educação equitativa e de qualidade. Estruturada em nove desafios centrais, a obra explora temas como exclusão digital, limitações de habilidades pela tecnologia, inclusão de estudantes com necessidades específicas, formação de educadores, riscos de superestimar ou subestimar a IA, uso indiscriminado da tecnologia, privacidade e segurança de dados, vigilância e plataformização da educação, e o impacto da IA na disseminação de desinformação. As autoras enfatizam a necessidade de um desenvolvimento supervisionado da IA no contexto educacional, garantindo uma utilização ética e transparente. A Carta de Recomendação propõe diretrizes para que a IA seja incorporada à educação de modo a reduzir desigualdades e promover uma sociedade mais inclusiva, democrática e colaborativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,55MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificial na Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Título: dc.titleCarta de Recomendação para o Uso da Inteligência Artificial na Educação: Desafios e Potencialidadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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