
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Ana Paula | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Cláudia Helena dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferraro, Danielle Soares e Silva Bicudo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Lívia Carolina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Karolina Batista | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Márcia Azevedo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Quadros, Paulo da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-23T13:33:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-23T13:33:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.educamaisai.com.br/_files/ugd/019da9_5d7c0b401bbd41dcbb6a7220058af875.pdf | - |
| identificador: dc.identifier.other | CARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO - DESAFIOS E POTENCIALIDADES | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972722 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O avanço da Inteligência Artificial tem suscitado debates sobre seu impacto na educação, evidenciando tanto oportunidades de aprimoramento quanto desafios éticos e de equidade. A obra "CARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: Desafios e Potencialidades" aborda essas questões, fundamentando-se em documentos internacionais, como os relatórios da UNESCO e do Conselho da Europa, e analisando dados da realidade educacional brasileira. O livro destaca a desigualdade de acesso à tecnologia e à internet como um dos principais obstáculos à implementação da IA na educação. No Brasil, embora haja avanços na conectividade escolar, persistem limitações na qualidade da conexão e na disponibilidade de dispositivos, especialmente na rede pública. Além disso, a formação docente e a regulamentação adequada do uso da IA são apontadas como essenciais para assegurar uma educação equitativa e de qualidade. Estruturada em nove desafios centrais, a obra explora temas como exclusão digital, limitações de habilidades pela tecnologia, inclusão de estudantes com necessidades específicas, formação de educadores, riscos de superestimar ou subestimar a IA, uso indiscriminado da tecnologia, privacidade e segurança de dados, vigilância e plataformização da educação, e o impacto da IA na disseminação de desinformação. As autoras enfatizam a necessidade de um desenvolvimento supervisionado da IA no contexto educacional, garantindo uma utilização ética e transparente. A Carta de Recomendação propõe diretrizes para que a IA seja incorporada à educação de modo a reduzir desigualdades e promover uma sociedade mais inclusiva, democrática e colaborativa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,55MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial na Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| Título: dc.title | Carta de Recomendação para o Uso da Inteligência Artificial na Educação: Desafios e Potencialidades | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons