GUIA PRÁTICO: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ALFABETIZAÇÃO: O USO DO JOGO DIGITAL GRAPHOGAME BRASIL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPB - Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Sinara Pimentel Andrade da-
Autor(es): dc.contributor.authorGermano, Maria do Rosario Gomes Germano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T12:24:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T12:24:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-28-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUC- DEPOSITADOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972720-
Resumo: dc.description.abstractO “GUIA PRÁTICO: Deficiência Intelectual e Alfabetização: O Uso do Jogo Digital Graphogame Brasil no AEE é um produto educacional que reflete a experiência vivida durante a pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI/UEPB. A pesquisa proporcionou, além do aprofundamento do conhecimento a respeito do processo de aprendizagem, a oportunidade de experimentar novas estratégias de ensino com uso de tecnologia digital visando a alfabetização de adolescentes com deficiência intelectual no AEE. Este material foi desenvolvido para orientar professores do AEE sobre a mediação da aprendizagem por meio do uso de tecnologia digital. As estratégias adotadas têm como base a Teoria HistóricoCultural de Vigotsky (2022), com contribuições do campo da Tecnologia Educacional, considerando as reflexões de Kenski (2018), Moran e Masetto (2013). Durante o período de observação participante, além do objetivo atingido, foi possível encontrar pontos importantes para reflexão. Um deles, como visto na literatura, foi a confirmação de que apenas o jogo digital não seria suficiente para a alfabetização dos adolescentes, sendo positiva a utilização de recursos variados complementares, tais como jogos educativos e atividades impressas. Dentro destas duas categorias, sentimos necessidade de construir atividades ou jogos com ilustrações menos infantilizadas, voltadas para o público adolescente. Por isso, acrescentamos ao final deste ebook algumas sugestões de atividades e um jogo analógico de quebra cabeça, em PDF, para servir de inspiração e incentivar a produção deste tipo de recurso pedagógico voltado para o público adolescente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,32MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGraphogame Brasilpt_BR
Título: dc.titleGUIA PRÁTICO: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ALFABETIZAÇÃO: O USO DO JOGO DIGITAL GRAPHOGAME BRASIL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
PRODUTO EDUC- DEPOSITADO.pdfhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/51565,45 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972720/2/PRODUTO EDUC- DEPOSITADO.pdfDownload

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