Referência e contrarreferência de aluno

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Tarciso Feijó da-
Autor(es): dc.contributor.authorMenezes, Nicolle Silva de-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Ana Beatriz da Costa Santiago-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Lídia Raquel da Conceição-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Sabrina Epifania-
Autor(es): dc.contributor.authorPaixão, Luciana Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-22T21:50:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-22T21:50:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-22-
identificador: dc.identifier.otherReferência e contrarrefêrencia de alunopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972704-
Resumo: dc.description.abstractO documento “Referência e contrarreferência de aluno” foi desenvolvido no âmbito do projeto de extensão Saúde na Escola e Práticas Compartilhadas de Cuidado, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo de orientar e sistematizar os fluxos de encaminhamento de estudantes da escola para os serviços de saúde e outros setores da rede de proteção social. Trata-se de um instrumento que visa qualificar a comunicação entre os profissionais da educação e das demais áreas envolvidas no cuidado de crianças e adolescentes, permitindo o registro formal da situação identificada pela escola, o motivo do encaminhamento e as providências adotadas. O modelo inclui campos para informações de identificação do aluno, descrição da demanda observada, encaminhamento realizado e, especialmente, o retorno por parte do setor que recebeu a referência, favorecendo o acompanhamento compartilhado e o fechamento do ciclo de cuidado. Com linguagem clara e estrutura objetiva, o material pode ser utilizado tanto por escolas públicas quanto por serviços da Atenção Primária à Saúde e da assistência social, contribuindo para a integralidade do cuidado, a articulação intersetorial e a construção de redes locais de apoio. O uso da “Referência e contrarreferência de aluno” fortalece as práticas colaborativas entre escola, saúde e território, promovendo o acesso oportuno a serviços e garantindo o acompanhamento de situações que exigem atenção especializada.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectServiços de saúde escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntegralidade em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquidade em saúdept_BR
Título: dc.titleReferência e contrarreferência de alunopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnfermagempt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSaúde do adolescente, do adulto e do idoso e o mundo do trabalhopt_BR
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