O uso de Objetos de Aprendizagem digitais no ensino de operações com números inteiros: Ensino por Atividade com o uso do GeoGebra

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Carlos Henrique Soares da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-22T18:46:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-22T18:46:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-22-
identificador: dc.identifier.otherO uso de Objetos de Aprendizagem digitais no ensino de operações com números inteiros Ensino por Atividade com o uso do GeoGebra-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972701-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGEM), da Universidade do Estado do Pará, intencionando responder a seguinte problemática: Uma sequência de atividades utilizando um Objeto de Aprendizagem criado no GeoGebra, potencializa o ensino das operações com números inteiros? A pesquisa teve por objetivo analisar que efeitos uma sequência de atividades com o uso de um Objeto de Aprendizagem criado no GeoGebra tem no ensino das operações com números inteiros. Utilizou-se como metodologia de pesquisa os pressupostos da Engenharia Didática de Artigue, que deter de quatro fases: (I) Análises Prévias, apresentamos um estudo sobre o estado da arte, onde foi feito pesquisas de trabalhos sobre o tema de operações com números inteiros, nessa fase também apresentamos fatores históricos sobre números inteiros e suas operações, e apresentamos o software GeoGebras que é o gerador do objeto de aprendizagem da nossa pesquisa. (II) Concepções e Análises a Priori, nessa fase, foi escolhido como fundamentação teórica o Ensino de Matemática por Atividades, o qual será a metodologia de ensino que apoiará a sequência de atividades produzida. (III) Experimentação. Aplicamos uma sequência de oito atividade de redescoberta, onde os alunos tiveram que utilizar o Objeto de Aprendizagem, para fazer a aplicabilidade dos comandos determinados no roteiro de atividade.(IV) Validação e Análises Posteriori, nessa fase validamos os resultados alcançados na experimentação, tendo em vista que a abordagem utilizada possibilitou uma melhorar na eficácia da aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos foram comparados mostraram um desempenho qualitativo positivo dos sujeitos envolvidos, pois as atividades contribuíram para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e práticas. Esse trabalho ainda gerou uma sequência de atividades como produto educacional que pode ser acessado em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972490-
Tamanho: dc.format.extent2660-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros inteiros-
Palavras-chave: dc.subjectObjeto de Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividades Experimentais-
Título: dc.titleO uso de Objetos de Aprendizagem digitais no ensino de operações com números inteiros: Ensino por Atividade com o uso do GeoGebra-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseProgama de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais