
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carlos Henrique Soares da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-22T18:46:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-22T18:46:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O uso de Objetos de Aprendizagem digitais no ensino de operações com números inteiros Ensino por Atividade com o uso do GeoGebra | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972701 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGEM), da Universidade do Estado do Pará, intencionando responder a seguinte problemática: Uma sequência de atividades utilizando um Objeto de Aprendizagem criado no GeoGebra, potencializa o ensino das operações com números inteiros? A pesquisa teve por objetivo analisar que efeitos uma sequência de atividades com o uso de um Objeto de Aprendizagem criado no GeoGebra tem no ensino das operações com números inteiros. Utilizou-se como metodologia de pesquisa os pressupostos da Engenharia Didática de Artigue, que deter de quatro fases: (I) Análises Prévias, apresentamos um estudo sobre o estado da arte, onde foi feito pesquisas de trabalhos sobre o tema de operações com números inteiros, nessa fase também apresentamos fatores históricos sobre números inteiros e suas operações, e apresentamos o software GeoGebras que é o gerador do objeto de aprendizagem da nossa pesquisa. (II) Concepções e Análises a Priori, nessa fase, foi escolhido como fundamentação teórica o Ensino de Matemática por Atividades, o qual será a metodologia de ensino que apoiará a sequência de atividades produzida. (III) Experimentação. Aplicamos uma sequência de oito atividade de redescoberta, onde os alunos tiveram que utilizar o Objeto de Aprendizagem, para fazer a aplicabilidade dos comandos determinados no roteiro de atividade.(IV) Validação e Análises Posteriori, nessa fase validamos os resultados alcançados na experimentação, tendo em vista que a abordagem utilizada possibilitou uma melhorar na eficácia da aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos foram comparados mostraram um desempenho qualitativo positivo dos sujeitos envolvidos, pois as atividades contribuíram para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e práticas. Esse trabalho ainda gerou uma sequência de atividades como produto educacional que pode ser acessado em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972490 | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 2660 | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Números inteiros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Objeto de Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividades Experimentais | - |
| Título: dc.title | O uso de Objetos de Aprendizagem digitais no ensino de operações com números inteiros: Ensino por Atividade com o uso do GeoGebra | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Curso: dc.subject.course | Progama de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Carlos Henrique Soares da Silva DISSERTAÇÃO.pdf | 2.71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972701/1/Carlos Henrique Soares da Silva DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: