Resíduos sólidos e educação ambiental: possibilidade de vivenciar uma proposta de ensino investigativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Rosiney Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Edward Bertholine de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-20T20:34:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-20T20:34:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-14-
identificador: dc.identifier.other123 Rosiney Silva Neves 12abr2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972661-
Resumo: dc.description.abstractA proposta com este produto educacional é apresentar aos professores da Educação Básica um método de aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa, uma vez que se originou na linha de pesquisa “Formação de professores para o ensino de ciências naturais”. Em específico, o produto foi gerado a partir dos estudos sobre o tema resíduos sólidos e as transformações da matéria. A pesquisa foi direcionada com base nas investigações sobre possíveis contribuições da Sequência de Ensino Investigativa no ensino de ciências em sala de aula. A aplicação foi em situação real de um ambiente escolar, no qual os alunos foram observados em suas atividades rotineiras, integrando a fundamentação teórica com a prática de ensino e aprendizagem, fornecendo subsídios para que professores possam utilizar o produto educacional em suas aulas. A forma da apresentação do produto educacional não limita sua utilização em resíduos sólidos, pois fornece condições para que o professor possa compreender a Sequência de Ensino Investigativa em qualquer contexto. A inovação se apresenta pelo método aplicado em sala de aula, no contexto do público. A validação e avaliação pela banca examinadora se deu quando da qualificação e da defesa de mestrado, sem um formulário específico. O acesso ao produto educacional se dá tanto pela página do programa, quanto pela plataforma EduCAPES.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.260 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectresíduos sólidospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Título: dc.titleResíduos sólidos e educação ambiental: possibilidade de vivenciar uma proposta de ensino investigativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons