RACIOCÍNIO LÓGICO ATRAVÉS DAS CHARADAS MATEMÁTICAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAntonio Carlos Silva Chaves Junior, Lênio Fernandes Levy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-18T15:19:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-18T15:19:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
identificador: dc.identifier.otherANTONIO_CHAVES_RECURSO_EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972635-
Resumo: dc.description.abstractO documento apresenta uma proposta pedagógica lúdica e interdisciplinar que utiliza o formato de uma “caça ao tesouro” através do uso do software “TUXMATH” para trabalhar charadas matemáticas com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A atividade foi desenvolvida no contexto de um projeto educacional, com o objetivo de tornar o aprendizado da matemática mais atrativo, dinâmico e significativo. A proposta gira em torno de uma narrativa de aventura, em que os estudantes se tornam “caçadores de tesouro” e precisam decifrar enigmas, charadas e problemas matemáticos para avançar por diferentes etapas até encontrar o tesouro final. As charadas envolvem conteúdos como operações com números inteiros, frações, porcentagens, lógica e geometria, desafiando os alunos a aplicarem seus conhecimentos em contextos criativos e cooperativos. O uso da caça ao tesouro permite trabalhar diversas habilidades da BNCC, especialmente aquelas relacionadas à resolução de problemas, raciocínio lógico, comunicação e argumentação matemática. A proposta também valoriza o trabalho em grupo e o desenvolvimento da autonomia dos alunos, uma vez que precisam colaborar, planejar estratégias e tomar decisões em conjunto. O material traz orientações detalhadas para os professores, incluindo a preparação do ambiente, sugestões de charadas e atividades, bem como estratégias de mediação durante a realização da caça. Há também uma reflexão sobre os resultados observados com a aplicação da atividade em sala de aula, destacando o aumento do engajamento, da participação e do interesse dos alunos pela matemática. Em síntese, o documento mostra como a utilização de jogos e dinâmicas criativas pode contribuir significativamente para o ensino da matemática, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e eficaz. A caça ao tesouro matemática é apresentada como uma ferramenta pedagógica inovadora, capaz de integrar conteúdo e diversão de forma significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.188 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectCharadaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCharadas matemáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProblemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
Título: dc.titleRACIOCÍNIO LÓGICO ATRAVÉS DAS CHARADAS MATEMÁTICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRECURSO EDUCACIONAL - DISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons