Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mauricio, Karina Courel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Galhardo, Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-17T19:39:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-17T19:39:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | mauricio_kc_oe_prud.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972620 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação inclusiva na infância é um desafio que exige sensibilidade, conhecimento e, acima de tudo, comprometimento por parte de toda a comunidade escolar. Este e-book, "TEA: Conhecer para Atuar – Primeira Infância e Inclusão Escolar", foi concebido com o objetivo de ser um instrumento formativo para educadores que atuam com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo não apenas informações teóricas, mas também propostas práticas que dialogam diretamente com os documentos vigentes na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP). Ao longo dos capítulos, abordamos as especificidades do TEA e os desafios que esse transtorno apresenta no contexto da educação infantil. O leitor encontrará explicações detalhadas sobre o que é o TEA, conforme descrito no DSM-5 o papel fundamental da escola no acolhimento as crianças com autismo. Além disso, destacamos a importância olhar sensível e escuta atenta para as potencialidades e como esta ação pode transformar a trajetória de desenvolvimento dessas crianças. Este e-book oferece algumas informações sobre o Transtorno do Processamento Sensorial (TPS), frequentemente associado ao TEA, e suas implicações no comportamento e aprendizado. Para facilitar o planejamento pedagógico, propomos estratégias que podem favorecer a participação de todas as crianças. A partir dos princípios apresentados no Currículo da Cidade: Educação Infantil (que defendem uma educação equitativa, inclusiva e que considera a integralidade dos sujeitos) e das contribuições da perspectiva sócio-histórica, este e-book explora como os educadores podem utilizar os interesses para promover aprendizagens de forma significativa para TODOS. Outro destaque deste material é a reflexão sobre as parcerias intersetoriais (educação, saúde e assistência social) em um diálogo no intuito de garantir que as crianças com TEA recebam apoio integral. Por fim, o livro aborda o Atendimento Educacional Especializado (AEE), previsto em documentos da SME-SP, como uma ferramenta indispensável para a inclusão de crianças com TEA. O AEE oferece apoio pedagógico, tendo como direcionamento a eliminação de barreiras que impeçam a aprendizagem, de modo que todas as crianças possam participar plenamente das propostas apresentadas. Este e-book é, acima de tudo, um convite à reflexão e à ação. Ele foi escrito com o intuito de oferecer aos educadores um recurso prático e acessível para que possam atuar de maneira mais segura e informada no processo de inclusão escolar de crianças com TEA. Esperamos que, ao longo das páginas, os leitores encontrem inspirações, estratégias e novos olhares para transformar suas práticas e contribuir para uma escola verdadeiramente inclusiva, onde todas as crianças tenham suas potencialidades reconhecidas e valorizadas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.22MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
Título: dc.title | Formação continuada de professores dos Centros de Educação Infantil: TEA conhecer para atuar | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
mauricio_kc_oe_prud.pdf | https://hdl.handle.net/11449/261179 | 3,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972620/2/mauricio_kc_oe_prud.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons