Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Christus (Unichristus) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JOVINO, Ana Rivia Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Claudia Maria Costa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-16T16:49:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-16T16:49:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.12662/1809-5771RI.126.5592.p44-49.2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | DEPENDÊNCIA DIGITAL ENTRE DISCENTES E DOCENTES: UMA REVISÃO DE LITERATURA PARA A ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972613 | - |
Resumo: dc.description.abstract | "Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre o impacto da intoxicação digital em discentes e docentes, analisando os efeitos do uso excessivo de tecnologias digitais, como smartphones e redes sociais, no ambiente acadêmico. O objetivo foi fornecer uma base teórica para a criação de um manual clínico que ajude a prevenir e tratar os sintomas da intoxicação digital. A revisão abrange estudos que exploram sintomas como dependên- cia digital, déficit de atenção, esgotamento emocional e multitarefa digital. Os resultados sugerem que o uso intensivo de dispositivos digitais afeta negativamente a saúde mental e o desempenho acadêmico, destacando a necessidade de estratégias para o uso consciente de tecnologias. Uma avaliação de resultados iniciais de uma pesquisa quantitativa com discentes do curso de Medicina de um centro universitário demonstrou que uma parcela significativa dos alunos reportou a necessidade de constante verificação de redes sociais e sintomas de ansiedade ao ficar desconectado, um terço dos alunos informou verificar as redes sociais com frequência e cerca de 30% referiram que com frequência se sentem menos capazes quando estão offline. Isso sugere que a conexão digital é vista como uma ferramenta essencial para a produtividade e bem-estar, destacando uma possível dependência." | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Intoxicação Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dependência Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
Título: dc.title | DEPENDÊNCIA DIGITAL ENTRE DISCENTES E DOCENTES: UMA REVISÃO DE LITERATURA PARA A ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS CIENTÍFICOS E EDUCACIONAIS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons