DEPENDÊNCIA DIGITAL ENTRE DISCENTES E DOCENTES: UMA REVISÃO DE LITERATURA PARA A ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO

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Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christus (Unichristus)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJOVINO, Ana Rivia Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Claudia Maria Costa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-16T16:49:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-16T16:49:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.12662/1809-5771RI.126.5592.p44-49.2024-
identificador: dc.identifier.otherDEPENDÊNCIA DIGITAL ENTRE DISCENTES E DOCENTES: UMA REVISÃO DE LITERATURA PARA A ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972613-
Resumo: dc.description.abstract"Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre o impacto da intoxicação digital em discentes e docentes, analisando os efeitos do uso excessivo de tecnologias digitais, como smartphones e redes sociais, no ambiente acadêmico. O objetivo foi fornecer uma base teórica para a criação de um manual clínico que ajude a prevenir e tratar os sintomas da intoxicação digital. A revisão abrange estudos que exploram sintomas como dependên- cia digital, déficit de atenção, esgotamento emocional e multitarefa digital. Os resultados sugerem que o uso intensivo de dispositivos digitais afeta negativamente a saúde mental e o desempenho acadêmico, destacando a necessidade de estratégias para o uso consciente de tecnologias. Uma avaliação de resultados iniciais de uma pesquisa quantitativa com discentes do curso de Medicina de um centro universitário demonstrou que uma parcela significativa dos alunos reportou a necessidade de constante verificação de redes sociais e sintomas de ansiedade ao ficar desconectado, um terço dos alunos informou verificar as redes sociais com frequência e cerca de 30% referiram que com frequência se sentem menos capazes quando estão offline. Isso sugere que a conexão digital é vista como uma ferramenta essencial para a produtividade e bem-estar, destacando uma possível dependência."pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6 paginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIntoxicação Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDependência Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mentalpt_BR
Título: dc.titleDEPENDÊNCIA DIGITAL ENTRE DISCENTES E DOCENTES: UMA REVISÃO DE LITERATURA PARA A ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS CIENTÍFICOS E EDUCACIONAISpt_BR
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