APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO E O SETOR DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosa, Lisangela Bringhenti da-
Autor(es): dc.contributor.authorRavasio, Marcele Teixeira Homrich-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-17T12:41:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-17T12:41:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-08-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972609-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados da pesquisa intitulada O Setor de Assessoria Pedagógica e as práticas de mediação às aprendizagens na EPT (Educação Profissional e Tecnológica), tendo como objetivo compreender e analisar as práticas de mediação às aprendizagens desenvolvidas pelos Setores de Assessoria Pedagógica (SAP) de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul, junto aos estudantes de ensino médio integrado. A investigação, de natureza qualitativa, baseou-se em entrevistas semiestruturadas com 16 profissionais técnico-administrativos do SAP dos campi da instituição. O processo de coleta e análise dos dados incluiu etapas como: realização das entrevistas, registros contínuos, transcrição, leitura e releitura dos materiais, categorização e análise. A partir desses dados, emergiram quatro categorias principais: práticas de mediação às aprendizagens (diretas e indiretas), concepções de aprendizagem, concepções sobre o ensino médio integrado e percepções dos profissionais sobre suas próprias práticas. A análise revelou que os SAP's desenvolvem ações variadas que envolvem mediação, assessoramento e acompanhamento a docentes, estudantes, equipes gestoras e famílias, visando contribuir para a efetivação das políticas institucionais e para o processo de aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos integrados. Embora nem sempre explicitadas, essas ações demonstram aproximações com os referenciais teóricos de Vygotsky, com os princípios que orientam os Institutos Federais e com a proposta pedagógica da instituição. A pesquisa também evidencia desafios significativos para o fortalecimento do setor, como a necessidade de reduzir a centralidade das funções burocráticas, ampliar a parceria com as gestões e equipes pedagógicas, investir em formação continuada e consolidar a identidade pedagógica do SAP.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMediação; Aprendizagem; Assessoria Pedagógica; Ensino Médio Integrado.pt_BR
Título: dc.titleAPRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO E O SETOR DE ASSESSORIA PEDAGÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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