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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPB - Universidade Estadual da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Kátia Cilene Lopes dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vendel, Ana Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braga, Diana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Salustiano, Dorivaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-16T14:40:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-16T14:40:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Katia C L Santos_Dissertação-2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972595 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O processo de escolarização dos alunos da Educação Especial (Deficiências, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades e Superdotação) é resultado de avanços legais e atitudinais, em âmbito nacional e internacional, que no Brasil, desenvolvem-se desde os anos 90. No entanto, isso não representa, até os dias de hoje, a certeza de uma aprendizagem efetiva dos conhecimentos escolares. Quando analisamos a inclusão dos alunos com deficiências nas salas de aulas regulares, notamos diversas dificuldades, tanto para a escola, como para os professores, em estabelecer o que deve ser ensinado/aprendido a este público. Observamos que uma dessas dificuldades mais prementes, diz respeito à flexibilização do currículo escolar para estudantes com deficiência intelectual, de forma a promover sua aprendizagem efetiva. Desse modo, este estudo visa construir, de forma colaborativa com os professores dos anos finais do ensino fundamental, um instrumento que favoreça o levantamento acerca das reais necessidades dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, considerando as flexibilizações necessárias no currículo escolar para esses alunos. Em se tratando de metodologia, foi realizado um estudo qualitativo com 20 professores em duas escolas públicas participantes. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas em encontros presenciais com os professores em conversas acerca de suas concepções sobre inclusão escolar, deficiência intelectual, flexibilização, como também as reais dificuldades encontradas pelos docentes no processo de flexibilizar o currículo. Diante disso, foi elaborado, aplicado e ajustado um roteiro de observações das necessidades pedagógicas dos alunos e, a partir das sugestões dos professores sobre sua aplicabilidade, foram feitos os ajustes necessários. Tal abordagem resultou na versão final do referido roteiro que tem como finalidade subsidiar uma apropriada flexibilização do currículo escolar de alunos com deficiência intelectual e consiste no produto educacional deste estudo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,04MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Necessidades pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo adaptado | pt_BR |
Título: dc.title | Considerações sobre flexibilização do currículo nos anos finais para alunos com deficiência intelectual | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Katia C L Santos_Dissertação-2.pdf | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5163 | 1,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972595/2/Katia C L Santos_Dissertação-2.pdfDownload |
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