O estágio supervisionado em retrospectiva: revisitando a educação inclusiva na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPB - Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLabas, Kaline Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Paula Almeida de-
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Luiz Paulo Cruz-
Autor(es): dc.contributor.authorVasconcelos, Tatiana Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorHonorato, Rafael Ferreira de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-16T13:46:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-16T13:46:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
identificador: dc.identifier.otherKaline Oliveira Labas - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972594-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo geral analisar a relação formativa entre o estágio curricular supervisionado e a prática docente na educação básica, com foco específico na educação inclusiva, em uma escola da Rede Municipal de Ensino do município de Areial, na Paraíba. No contexto atual, a inclusão de alunos com deficiência representa um grande desafio para o sistema educacional. Apesar das políticas educacionais inclusivas, que priorizam a matrícula de alunos com deficiências e necessidades especiais, bem como os investimentos em infraestrutura, material didático e pedagógico, uma das principais barreiras para o acesso à aprendizagem e a construção de práticas pedagógicas que atendam às necessidades individuais dos alunos está na formação docente. Essa pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram professores da educação básica que atuam com alunos com deficiência ou necessidades especiais. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo, conforme a metodologia proposta por Bardin (2009). O objetivo específico da pesquisa foi analisar a influência do estágio supervisionado na formação dos professores da educação básica, com foco na Educação Inclusiva, e identificar como as práticas formativas vivenciadas durante o estágio contribuem para a aplicação de estratégias pedagógicas inclusivas pelos professores em atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino do município de Areial, na Paraíba. O trabalho foi fundamentado em diversas referências teóricas, como as obras de Pimenta (2019), Matoan (2017), Mendes (2018), Contreras (2002) e Basso (2019). Os resultados indicaram que, embora as políticas educacionais de inclusão tenham avançado, os professores enfrentaram dificuldades significativas durante a realização dos estágios supervisionados, especialmente devido à falta de apoio nas instituições de estágio. Outro ponto identificado foi a importância do interesse pessoal na realização das práticas de estágio. Esse interesse foi um fator determinante para o maior comprometimento dos professores com a formação inicial. Embora o estágio supervisionado apresente limitações, ele foi considerado uma etapa relevante na formação de professores comprometidos com a Educação Inclusiva e com o desenvolvimento dos estudantes. Como Produto Educacional, foi elaborado um e-book intitulado "Educação Inclusiva: Guia para Formação de Professores", que foi disponibilizado aos participantes da pesquisa por e-mail, em formato pdf. Esse material visou promover o reconhecimento da importância da formação docente e apoiar a construção de práticas pedagógicas inclusivas, com base nas reflexões e descobertas geradas pela análise dos dados. O objetivo do e-book foi oferecer orientações para a formação de professores comprometidos com a educação inclusiva e com a valorização das diferenças no ambiente escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,34MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Título: dc.titleO estágio supervisionado em retrospectiva: revisitando a educação inclusiva na escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Kaline Oliveira Labas - Dissertação.pdfhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/51571.38 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972594/2/Kaline Oliveira Labas - Dissertação.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons