Deficiência, políticas públicas e questões étnico-raciais: tecendo a educação especial na perspectiva inclusiva em uma comunidade quilombola

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPB - Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Jéssica Maria Dornelas de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorOnofre, Eduardo Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorHonorato, Rafael Ferreira de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorMassaro, Munique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-16T13:35:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-16T13:35:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherJéssica Dornelas - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972590-
Resumo: dc.description.abstractEnxergamos desigualdades no campo das pessoas com deficiência e isso se torna mais evidente quando estamos tratando de pessoas remanescentes de povos quilombolas, uma vez que mesmo diante de leis de inclusão e de recursos financeiros para adequação de barreiras, ainda percebemos um fosso na luta pela inclusão, acessibilidade e valoração da cultura étnicoracial. No campo da educação a grande problemática é o olhar do professor com este aluno que além de buscar caminhos de acesso a aprendizagem precisa nortear pensamentos de sua ancestralidade. Dito isto, nenhuma mudança poderá acontecer se o professor não reconstruir sua forma de ensinar estabelecendo planos de ensino que permitam seus alunos evoluírem. Assim, nosso objetivo principal é analisar as políticas de educação especial na perspectiva inclusiva, direcionadas aos alunos com deficiência intelectual em uma escola quilombola. Frente a este objetivo desejamos promover um debate em alavancar reflexões de que a inclusão não seja realizada apenas de forma integradora, portanto, nossa pesquisa estabeleceu como necessário cinco capítulos, divididos entre, entender a trajetória da diáspora africana e de onde vem a força e resistência da cultura negra até os percursos sofridos pelas pessoas com deficiência e afro-brasileiras para chegar as conquistas adquiridas em forma de leis que promovessem direitos que minimizassem estigmas em nossa sociedade. Utilizamos uma pesquisa de cunho qualitativo e como instrumento metodológico, utilizamos entrevista semiestruturada, levantamento bibliográfico e análise documental. O cenário da pesquisa foi uma escola quilombola. Participaram da presente pesquisa cinco professores e três alunos com deficiência intelectual. Os resultados indicaram que a ausência de responsabilidade do poder público em realizar capacitações na temática abordada, a carência de planejamento estratégico em conjunto com as esferas escolares e a falta de diálogos antirracistas, são fatores que não colaboram com a emancipação dos estudantes, portanto, concluímos que a promoção de iniciativas voltadas ao público alvo da pesquisa são insuficientes e faz-se necessário mais coparticipação e recursos aos profissionais envolvidos, além de parcerias em setores que colaborem com a independência e valorização sócio-histórica dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,02MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuestões étnico-raciaispt_BR
Título: dc.titleDeficiência, políticas públicas e questões étnico-raciais: tecendo a educação especial na perspectiva inclusiva em uma comunidade quilombolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Jéssica Dornelas - Dissertação.pdfhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/51592,08 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972590/2/Jéssica Dornelas - Dissertação.pdfDownload

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