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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPB - Universidade Estadual da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Jéssica Maria Dornelas de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Onofre, Eduardo Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Honorato, Rafael Ferreira de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Massaro, Munique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-16T13:35:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-16T13:35:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jéssica Dornelas - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972590 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Enxergamos desigualdades no campo das pessoas com deficiência e isso se torna mais evidente quando estamos tratando de pessoas remanescentes de povos quilombolas, uma vez que mesmo diante de leis de inclusão e de recursos financeiros para adequação de barreiras, ainda percebemos um fosso na luta pela inclusão, acessibilidade e valoração da cultura étnicoracial. No campo da educação a grande problemática é o olhar do professor com este aluno que além de buscar caminhos de acesso a aprendizagem precisa nortear pensamentos de sua ancestralidade. Dito isto, nenhuma mudança poderá acontecer se o professor não reconstruir sua forma de ensinar estabelecendo planos de ensino que permitam seus alunos evoluírem. Assim, nosso objetivo principal é analisar as políticas de educação especial na perspectiva inclusiva, direcionadas aos alunos com deficiência intelectual em uma escola quilombola. Frente a este objetivo desejamos promover um debate em alavancar reflexões de que a inclusão não seja realizada apenas de forma integradora, portanto, nossa pesquisa estabeleceu como necessário cinco capítulos, divididos entre, entender a trajetória da diáspora africana e de onde vem a força e resistência da cultura negra até os percursos sofridos pelas pessoas com deficiência e afro-brasileiras para chegar as conquistas adquiridas em forma de leis que promovessem direitos que minimizassem estigmas em nossa sociedade. Utilizamos uma pesquisa de cunho qualitativo e como instrumento metodológico, utilizamos entrevista semiestruturada, levantamento bibliográfico e análise documental. O cenário da pesquisa foi uma escola quilombola. Participaram da presente pesquisa cinco professores e três alunos com deficiência intelectual. Os resultados indicaram que a ausência de responsabilidade do poder público em realizar capacitações na temática abordada, a carência de planejamento estratégico em conjunto com as esferas escolares e a falta de diálogos antirracistas, são fatores que não colaboram com a emancipação dos estudantes, portanto, concluímos que a promoção de iniciativas voltadas ao público alvo da pesquisa são insuficientes e faz-se necessário mais coparticipação e recursos aos profissionais envolvidos, além de parcerias em setores que colaborem com a independência e valorização sócio-histórica dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,02MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Questões étnico-raciais | pt_BR |
Título: dc.title | Deficiência, políticas públicas e questões étnico-raciais: tecendo a educação especial na perspectiva inclusiva em uma comunidade quilombola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Jéssica Dornelas - Dissertação.pdf | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5159 | 2,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972590/2/Jéssica Dornelas - Dissertação.pdfDownload |
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