Importância da formação continuada e educação inclusiva: uma abordagem teórico-prática do processo educacional em Monteiro/PB

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPB - Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Elijane da Rocha-
Autor(es): dc.contributor.authorTavares, Livânia Beltrão-
Autor(es): dc.contributor.authorVasconcelos, Tatiana Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Kátia Patrício Benevides-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-16T13:07:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-16T13:07:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
identificador: dc.identifier.otherElijane da Rocha Bezerra - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972589-
Resumo: dc.description.abstractO estudo teve como objetivo investigar os principais impasses enfrentados pelos professores do Ensino Fundamental II, em uma escola pública de Monteiro-PB, no contexto da educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como objeto de pesquisa, foram considerados os professores desses alunos, buscando compreender as concepções de inclusão, as práticas pedagógicas utilizadas e as dificuldades relacionadas ao atendimento de alunos com necessidades específicas. A pesquisa foi fundamentada em uma abordagem descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, incluindo uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo com a realização de entrevistas e aplicação de questionários. A coleta de dados ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental II Profª Maria do Socorro Aragão Liberal, onde uma pesquisadora atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), permitindo uma análise mais aprofundada da realidade da instituição. Os objetivos específicos incluíram considerar as concepções de inclusão a partir das percepções dos professores e elaborar uma cartilha de orientações pedagógicas para auxiliar no trabalho com alunos com TEA. A análise das entrevistas revelou que os professores enfrentam desafios significativos na prática inclusiva, como a falta de formação continuada específica e de recursos pedagógicos adaptados, evidenciando a necessidade de qualificação constante e do fortalecimento do suporte institucional. Com base nos dados coletados, foi desenvolvido um produto educacional em forma de cartilha, contendo sugestões de práticas pedagógicas e recursos específicos para o trabalho inclusivo com alunos autistas. Conclui-se que a formação contínua dos professores, o diálogo com familiares e profissionais de saúde e a colaboração entre os profissionais da escola são essenciais para uma educação inclusiva eficaz. O estudo reafirma a importância de políticas educacionais que garantem o suporte necessário para que os professores possam lidar de forma adequada com as demandas da inclusão, especialmente no caso de alunos com TEA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent760KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
Título: dc.titleImportância da formação continuada e educação inclusiva: uma abordagem teórico-prática do processo educacional em Monteiro/PBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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Arquivos associados:
Elijane da Rocha Bezerra - Dissertação.pdfhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5153760.53 kBAdobe PDF/bitstream/capes/972589/2/Elijane da Rocha Bezerra - Dissertação.pdfDownload

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