Documentário e ensino de História: Uma desconstrução do discurso neoliberal a partir da análise de “Ascensão e queda do Muro de Berlim”- 2009

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANGRISANO, LEONARDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-16T12:52:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-16T12:52:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherDOCUMENTÁRIO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA DESCONSTRUÇÃO DO DISCURSO NEOLIBERAL A PARTIR DA ANÁLISE DE “ASCENSÃO E QUEDA DO MURO DE BERLIM”- 2009pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972587-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, está vinculada à linha de Pesquisa “Narrativas Históricas: Produção/difusão” e pretende estabelecer uma proposta pedagógica diferenciada, com um caderno de atividades em PDF para análise de filmes, usando o cinema documentário como recurso pedagógico em sala de aula, a partir análise fílmica do documentário “Ascensão e queda do Muro de Berlim” dirigido por Oliver Halmburger (exibição mundial do History Channel) em 2009. Seu objetivo é investigar como o discurso hegemônico neoliberal do chamado “Fim da História” presente no documentário, se utiliza de um acontecimento do passado para reafirmação de sua ideologia dominante no presente e fornecer um material didático aos professores de História como ferramenta que possa auxiliar no trabalho com o Cinema/TV. As fontes utilizadas neste trabalho são o próprio documentário e fontes auxiliares tais como revistas, reportagens e cobertura da mídia sobre a queda do Muro de Berlim. O documentário foi analisado pela perspectiva da análise fílmica, que leva em conta os aspectos mais relevantes da linguagem cinematográfica, cenas, planos e sequências. O referencial teórico da pesquisa está embasado no conceito de representação de Roger Chartier, hegemonia e cultura de Antônio Gramsci, os usos políticos do passado de François Hartog e indústria cultural de Theodor Adorno. Nessa perspectiva, os filmes/documentários são considerados como representações que podem mobilizar e veicular discursos hegemônicos do presente a partir de narrativas sobre o passado e inseridos no contexto da indústria cultural, adquirirem grande poder de influenciar determinadas concepções do passado e utilizá-las como instrumento político no presente.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Usos políticos do passado; Documentário; Muro de Berlim; Cultura hegemônica.pt_BR
Título: dc.titleDocumentário e ensino de História: Uma desconstrução do discurso neoliberal a partir da análise de “Ascensão e queda do Muro de Berlim”- 2009pt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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