
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, VERGAS VITÓRIA ANDRADE DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PALHANO, ELEANOR GOMES DA SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-15T20:30:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-15T20:30:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972573 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este e-book reúne relatos de experiências provenientes do Programa de Residência Pedagógica, realizado na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), com foco no ensino de Sociologia nas turmas de terceiro ano do ensino médio. Os textos aqui apresentados são testemunhos de uma jornada de educação no cotidiano escolar, com o intuito de refletir sobre as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados pelos futuros educadores(as), bem como sobre os aprendizados adquiridos ao longo desse processo. Jean Lobo do Vale abre este e-book com um relato que explora as atividades realizadas dentro do subprojeto “Valorização dos Estudos Amazônicos na Educação Básica”. A proposta central do trabalho foi promover a aproximação entre os estudos sociológicos e a realidade da sociedade e da natureza amazônica, buscando fortalecer a relação entre escola e universidade e destacando os impactos e aprendizagens gerados no contexto da Escola de Aplicação da UFPA. Lourena Jesus de Souza compartilha sua experiência vivida entre 2022 e 2024, destacando a importância da integração das teorias sociológicas ao planejamento pedagógico. Seu relato enfatiza o papel crucial do Programa de Residência Pedagógica na reflexão crítica sobre as desigualdades sociais e escolares, ao fornecer uma contribuição na realidade escolar, contribuindo significativamente para o desenvolvimento profissional e a formação docente. Taulo Ítalo Soares Cardoso descreveu as práticas pedagógicas e didáticas desenvolvidas durante sua vivência no Programa, destacando a relevância do Programa de Residência Pedagógica para o desenvolvimento de competências pedagógicas e didáticas. O trabalho discute os desafios do currículo escolar e os procedimentos de avaliação, oferecendo uma reflexão crítica sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio e sobre a contribuição do programa para a formação de futuros professores(as). Larissa Carolina Brito de Andrade foca nas atividades realizadas entre novembro de 2023 e abril de 2024, analisando as experiências vivenciadas no Programa, em colaboração com a professora preceptora da Escola de Aplicação. O relato destaca a importância das atividades realizadas como elementos fundamentais para o desenvolvimento teórico e prático dos estudantes de licenciatura, proporcionando uma formação docente crítica e significativa. Lauribaldo Calandrini de Azevedo Neto apresenta uma reflexão crítica sobre a importância do Programa de Residência Pedagógica na formação dos futuros profissionais da educação, com ênfase no núcleo de Sociologia. O trabalho dialoga com a autora Bell Hooks, analisando as contribuições do programa para o desenvolvimento da criticidade e das habilidades essenciais à prática docente. Ana Carolina Prestes de Castro encerra este e-book com um relato que vai além da simples descrição das atividades realizadas. Seu texto apresenta uma análise crítica das práticas pedagógicas observadas e vivenciadas na escola, destacando os desafios enfrentados e as estratégias adotadas, à luz da teoria pedagógica contemporânea. Esses relatos não apenas documentam as experiências vividas durante o Programa de Residência Pedagógica, mas também promovem uma reflexão sobre o papel da Sociologia na educação básica, a importância da reflexão no contexto escolar e a formação de professores críticos e comprometidos com as questões sociais. O e-book se propõe a ser uma ferramenta de reflexão e aprendizagem, tanto para os futuros professores(as) como para todos(as) os envolvidos na educação básica. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | ENSINAR SOCIOLOGIA: RELATOS E REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Ensinar sociologia.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972573/2/Ensinar sociologia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons