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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Thiele Araujo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Salles Filho, Nei Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Frasson, Antônio Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Carolina Paioli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-16T12:10:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-16T12:10:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Thiele Araujo Pereira - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972571 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo investigar como a Cultura de Paz pode contribuir para a superação das principais dificuldades no relacionamento entre professores e mães de crianças com deficiência. O estudo busca compreender de que maneira práticas de diálogo, empatia e colaboração podem ser implementadas para promover uma comunicação mais eficaz e uma parceria construtiva entre esses dois grupos, visando melhorar o desenvolvimento das crianças e o ambiente escolar como um todo. A metodologia adotada inclui uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Galtung (1964) e Jares (2002), que abordam a mediação de conflitos e a Cultura de Paz. Também foram analisados documentos legislativos e políticas públicas relacionadas à inclusão escolar e à deficiência, além de realizadas entrevistas com mães e professores para explorar suas percepções acerca dos desafios e das possíveis soluções no processo de inclusão. O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa, com análise dos dados coletados por meio de revisão de literatura e relatos obtidos nas entrevistas. Os resultados apontam que a principal dificuldade no relacionamento entre mães e professores é a ausência de uma comunicação efetiva, caracterizada por desconfiança e diálogo insuficiente. Essa lacuna impacta negativamente o processo de inclusão de crianças com deficiência. A Cultura de Paz, ao incentivar práticas baseadas no respeito mútuo e na cooperação, revelou-se uma estratégia eficaz para superar esses obstáculos, fortalecendo as relações entre as partes envolvidas. Conclui-se que a adoção de práticas inspiradas na Cultura de Paz não apenas melhora o relacionamento entre mães e professores, mas também promove uma inclusão escolar mais abrangente e significativa. Como produto final, o estudo propõe a criação de uma cartilha educativa destinada a professores e mães, contendo orientações práticas sobre como construir relações pautadas pela paz no ambiente escolar, promovendo uma educação inclusiva baseada na empatia e na colaboração. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,78MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura de Paz | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mãe de criança com deficiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professora | pt_BR |
Título: dc.title | Diálogos inclusivos: A relação entre mães de alunos com deficiência e professores na construção de uma Cultura de Paz | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Thiele Araujo Pereira - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4497 | 8,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972571/2/Thiele Araujo Pereira - Dissertação.pdfDownload |
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