Diálogos inclusivos: A relação entre mães de alunos com deficiência e professores na construção de uma Cultura de Paz

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Thiele Araujo-
Autor(es): dc.contributor.authorSalles Filho, Nei Alberto-
Autor(es): dc.contributor.authorFrasson, Antônio Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authorTavares, Carolina Paioli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-16T12:10:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-16T12:10:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-23-
identificador: dc.identifier.otherThiele Araujo Pereira - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972571-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo investigar como a Cultura de Paz pode contribuir para a superação das principais dificuldades no relacionamento entre professores e mães de crianças com deficiência. O estudo busca compreender de que maneira práticas de diálogo, empatia e colaboração podem ser implementadas para promover uma comunicação mais eficaz e uma parceria construtiva entre esses dois grupos, visando melhorar o desenvolvimento das crianças e o ambiente escolar como um todo. A metodologia adotada inclui uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Galtung (1964) e Jares (2002), que abordam a mediação de conflitos e a Cultura de Paz. Também foram analisados documentos legislativos e políticas públicas relacionadas à inclusão escolar e à deficiência, além de realizadas entrevistas com mães e professores para explorar suas percepções acerca dos desafios e das possíveis soluções no processo de inclusão. O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa, com análise dos dados coletados por meio de revisão de literatura e relatos obtidos nas entrevistas. Os resultados apontam que a principal dificuldade no relacionamento entre mães e professores é a ausência de uma comunicação efetiva, caracterizada por desconfiança e diálogo insuficiente. Essa lacuna impacta negativamente o processo de inclusão de crianças com deficiência. A Cultura de Paz, ao incentivar práticas baseadas no respeito mútuo e na cooperação, revelou-se uma estratégia eficaz para superar esses obstáculos, fortalecendo as relações entre as partes envolvidas. Conclui-se que a adoção de práticas inspiradas na Cultura de Paz não apenas melhora o relacionamento entre mães e professores, mas também promove uma inclusão escolar mais abrangente e significativa. Como produto final, o estudo propõe a criação de uma cartilha educativa destinada a professores e mães, contendo orientações práticas sobre como construir relações pautadas pela paz no ambiente escolar, promovendo uma educação inclusiva baseada na empatia e na colaboração.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,78MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura de Pazpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMãe de criança com deficiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorapt_BR
Título: dc.titleDiálogos inclusivos: A relação entre mães de alunos com deficiência e professores na construção de uma Cultura de Pazpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Thiele Araujo Pereira - Dissertação.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/44978,99 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972571/2/Thiele Araujo Pereira - Dissertação.pdfDownload

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