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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Solange de Farias de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Carolina Paioli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pisacco, Nelba Maria Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Milene Zanoni da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-16T12:03:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-16T12:03:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Solange de Farias de Moura - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972569 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo analisar a interação família-escola na promoção ao desenvolvimento da autonomia e inclusão escolar do aluno com deficiência sob a ótica dos professores e dos familiares. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e teve como instrumento de coleta a aplicação de questionários com profissionais da educação que atuam na Rede Municipal de Araquari - SC, assim como com os familiares dos alunos pertencentes ao público alvo de educação especial – PAEE. O objetivo do instrumento escolhido foi o de investigar e buscar respostas para questionamentos sobre o papel da família no processo de inclusão escolar, temática estudada nesta pesquisa. Os resultados dos questionários revelaram uma preocupação com a ausência de formação continuada para os professores, assim como, preocupação também com as práticas pedagógicas e espaços arquitetônicos condizentes a cada especificidade da criança com deficiência ou transtornos globais. Espera-se que os dados obtidos neste estudo contribuam para a autonomia e inclusão institucional do aluno com deficiência. O presente estudo gerou um Produto Educacional através da elaboração de um Podcast com informações sobre inclusão para professores e familiares. Na perspectiva da teoria ecológica, espera-se que todos os atores educacionais possam contribuir para a interação entre família-escola de forma integral e humanística. Desta forma, a família também poderá ser entendida como um agente promovedor do processo inclusivo escolar. Assim, concluímos que se torna essencial estabelecer a parceria entre família e escola, para que o processo de inclusão escolar aconteça de forma contínua e constante. E finalmente, esse estudo teve como finalidade promover o debate do ensino qualificado, envolvido por profissionais capacitados e familiares engajados no estímulo ao desenvolvimento autônomo e crítico do aluno de inclusão tanto no ambiente institucional como na sociedade. Através das sugestões apresentadas nas respostas do questionário pelos familiares e professores, estes não apenas identificaram lacunas na inclusão escolar, mas também ofereceram possíveis soluções a partir da criação de um ambiente de aprendizado que atenda às necessidades de todos e que promova um espaço inclusivo para o desenvolvimento de cada criança. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,25MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Família | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Título: dc.title | A formação do professor da educação infantil: interação entre a família e a escola inclusiva | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Solange de Farias de Moura - Dissertação.pdf | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4441 | 1,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972569/2/Solange de Farias de Moura - Dissertação.pdfDownload |
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