
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ACCIOLY, IVANA SILVA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MOTTA, MELINA RATTES LIMA DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VALE, THALITA BESERRA DO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LIRA, ANNELIESE HEYDEN CABRAL DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-15T20:04:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-15T20:04:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972555 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Comunidade Vila do Amanhecer, em Conde, Paraíba, coexiste entre fauna e flora nativa da Mata Atlântica, margeante a uma porção do Rio Gurugi, ambiente que carrega fortes relações de afetividade entre os seus moradores e o local. Pela proximidade com o rio, a região possui especificidades que demandam cuidados ambientais, principalmente em áreas delimitadas à beira do mangue. Com levantamentos e a apreensão do espaço, este trabalho aplica preceitos da etnobotânica no estudo das interações entre sociedade e plantas, manifestando os saberes populares no uso da vegetação do lugar. Considerando suas relações de afetividade, o trabalho tem como objetivo registrar suas espécies na forma de inventário e propor, em processo participativo e colaborativo, uma fitoteca popular para a exposição de seus resultados e um jogo de cartas que auxilie na proposição de intervenções na paisagem. | - |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Título: dc.title | INVENTÁRIO VEGETAL AFETIVO DA VILA DO AMANHECER: FITOTECA COLABORATIVA DE SABERES POPULARES E JOGO DE CARTAS COMO FERRAMENTA PARA INTERVENÇÕES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Inventário vegetal afetivo da Vila do Amanhecer.pdf | 6,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972555/4/Inventário vegetal afetivo da Vila do Amanhecer.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons