Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pacheco, Thiago | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fontes Jr, Edivaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-15T19:39:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-15T19:39:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO A MODELAGEM COM O ENSINO DE FUNÇÕES DO 1º GRAU PODEM AUXILIAR NO APRENDIZADO NAS TURMAS DA EJA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972551 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A escolha do tema "funções de primeiro grau" se justifica pela sua relevância para o desenvolvimento do raciocínio matemático e para a compreensão de diversos fenômenos do dia a dia. Ela explora a interdisciplinaridade ao conectar o conteúdo matemático com outras áreas do conhecimento, como a física, proporcionando aos alunos uma visão mais integrada do saber. Através da modelagem matemática, os alunos aprendem a construir modelos matemáticos a partir de situações reais, como o cálculo do preço de uma corrida de Uber. A contextualização é outro pilar fundamental da sequência didática, que busca aproximar o conteúdo matemático da realidade dos alunos da EJA, utilizando exemplos e situações-problema que fazem parte do seu cotidiano. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.329 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: COMO A MODELAGEM MATEMÁTICA COM O ENSINO DE FUNÇÕES DO 1º GRA PODEM AUXILIAR NO APRENDIZADO NAS TURMAS DA EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT - UFRRJ | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons