
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ELAINE CRISTINA DE FREITAS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | DOMINGOS, MARILÚCIA DOS SANTOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-15T12:39:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-15T12:39:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
| identificador: dc.identifier.other | CADERNO DE ATIVIDADES: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA COM CONTO DE FADAS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972537 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Para a elaboração e implementação deste Produto Educacional, um caderno de ativiadades para o ensino de leitura de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, nos ancoramos nos pressupostos teóricos da metodologia de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura (Fuza; Menegassi, 2017; 2018; 2022; Menegassi, 2010; Solé, 1998). Trata-se de um material requisitado para a conclusão do Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), vinculado à dissertação intitulada: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS, POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL CONTO DE FADAS. Para iniciar, é válido fazer um resgate da história da leitura, tendo em vista que as habilidades leitoras são requisitos para interagirmos no mundo. Entretanto, quando lemos ou ouvimos notícias sobre as condições de leitura de adultos e crianças no Brasil, entendemos que ela contempla uma parcela mínima de pessoas. São inúmeras as pesquisas que evidenciam a falta de leitura no país. Dentre essas pesquisas, destacamos a do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), realizada em 2021, momento em que o órgão responsável pela aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no país constatou um regresso em relação aos dois anos anteriores, principalmente nas escolas públicas. Segundo a notícia dada pela instituição, esse regresso pode estar ligado às consequências da pandemia da Covid-19, que afetou o mundo todo no início de 2020. De toda forma, o fato é: a pesquisa que mede a qualidade da Educação Básica, avaliando alunos do 5ª e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio – etapas finais de cada ciclo – revela que os resultados não foram satisfatórios. Vale ressaltar que, nessas avaliações, mensura-se o desempenho estudantil de diversas áreas do conhecimento, incluindo a Língua Portuguesa e, consequentemente, as habilidades leitoras. Diante desse cenário e da nossa trajetória enquanto professoras responsáveis por ensinar leitura e escrita aos alunos, a fim de que eles se desenvolvam da melhor forma possível, nasceu este caderno. Para implementá-lo, elegemos uma escola pública de um município do Norte do Paraná, e desenvolvemos um projeto de ensino de leitura, com foco no conto de fadas “A Gata Borralheira”, de 7 Tatiana Belinky (2015), e seguindo a metodologia da ordenação e sequenciação de perguntas de leitura. Antes de apresentá-lo com detalhes, detalhamos o aporte teórico metodológico que nos embasou para construí-lo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 769 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de leitura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Perguntas de leitura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Conto de fadas | pt_BR |
| Título: dc.title | CADERNO DE ATIVIDADES: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA COM CONTO DE FADAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ELAINE CRISTINA DE FREITAS SILVA.pdf | 769.04 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972537/2/ELAINE CRISTINA DE FREITAS SILVA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons