CADERNO DE ATIVIDADES: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA COM CONTO DE FADAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ELAINE CRISTINA DE FREITAS-
Autor(es): dc.contributor.authorDOMINGOS, MARILÚCIA DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-15T12:39:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-15T12:39:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-15-
identificador: dc.identifier.otherCADERNO DE ATIVIDADES: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA COM CONTO DE FADASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972537-
Resumo: dc.description.abstractPara a elaboração e implementação deste Produto Educacional, um caderno de ativiadades para o ensino de leitura de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, nos ancoramos nos pressupostos teóricos da metodologia de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura (Fuza; Menegassi, 2017; 2018; 2022; Menegassi, 2010; Solé, 1998). Trata-se de um material requisitado para a conclusão do Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), vinculado à dissertação intitulada: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS, POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL CONTO DE FADAS. Para iniciar, é válido fazer um resgate da história da leitura, tendo em vista que as habilidades leitoras são requisitos para interagirmos no mundo. Entretanto, quando lemos ou ouvimos notícias sobre as condições de leitura de adultos e crianças no Brasil, entendemos que ela contempla uma parcela mínima de pessoas. São inúmeras as pesquisas que evidenciam a falta de leitura no país. Dentre essas pesquisas, destacamos a do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), realizada em 2021, momento em que o órgão responsável pela aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no país constatou um regresso em relação aos dois anos anteriores, principalmente nas escolas públicas. Segundo a notícia dada pela instituição, esse regresso pode estar ligado às consequências da pandemia da Covid-19, que afetou o mundo todo no início de 2020. De toda forma, o fato é: a pesquisa que mede a qualidade da Educação Básica, avaliando alunos do 5ª e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio – etapas finais de cada ciclo – revela que os resultados não foram satisfatórios. Vale ressaltar que, nessas avaliações, mensura-se o desempenho estudantil de diversas áreas do conhecimento, incluindo a Língua Portuguesa e, consequentemente, as habilidades leitoras. Diante desse cenário e da nossa trajetória enquanto professoras responsáveis por ensinar leitura e escrita aos alunos, a fim de que eles se desenvolvam da melhor forma possível, nasceu este caderno. Para implementá-lo, elegemos uma escola pública de um município do Norte do Paraná, e desenvolvemos um projeto de ensino de leitura, com foco no conto de fadas “A Gata Borralheira”, de 7 Tatiana Belinky (2015), e seguindo a metodologia da ordenação e sequenciação de perguntas de leitura. Antes de apresentá-lo com detalhes, detalhamos o aporte teórico metodológico que nos embasou para construí-lo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent769pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPerguntas de leiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOrdenação e sequenciação de perguntas de leiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConto de fadaspt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE ATIVIDADES: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA COM CONTO DE FADASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons