
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | FREIRES, KEVIN CRISTIAN PAULINO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MICAEL CAMPOS DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BEZERRA, FRANCISCO DAMIÃO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SALES, FRANCISCO ODÉCIO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MARIA ALICIANE MARTINS PEREIRA DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | TELES, JENIFFER FERNANDES | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MATOS, JACINTO DA SILVA GOMES | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BARROSO, MARIA DALIANE FERREIRA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, SANDRO GOMES | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, ANGELA MAIARA COSTA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTIAGO, ELLEN CRISTINA BOARATTI | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | GOMIDE, MARIA FERNANDA COUTINHO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-15T11:17:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-15T11:17:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972532 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A educação está em constante evolução, exigindo abordagens inovadoras e estratégias estratégicas para um aprendizado mais significativo. Dessa forma, o e-book EDUCAPRO EM FOCO: Perspectivas Multidisciplinares em Educação e Matemática reúne pesquisas e experiências que discutem temas essenciais para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem. Nesse sentido, com 33 capítulos, a obra abrange desde a gestão educacional até metodologias ativas, ensino de ciências, matemática aplicada e o impacto das tecnologias na sala de aula. Cada capítulo oferece uma visão diversificada e ampla sobre os desafios e oportunidades na educação contemporânea. Além disso, os primeiros capítulos discutem o papel da gestão escolar na promoção da qualidade educacional, nos quais são abordadas estratégias para planejamento, implementação e avaliação de políticas educacionais, além da influência da gestão democrática no desempenho escolar. E, também, a experimentação e o uso de metodologias ativas são destacados como estratégias essenciais para o ensino de ciências, incentivando o pensamento crítico e investigativo dos alunos. Ainda assim, a obra analisa os impactos da escola de tempo integral na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes, além da necessidade de planejamento pedagógico eficiente para essa modalidade. Outrossim, a implementação de metodologias ativas e estratégias inovadoras para o ensino, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), é explorada com foco na inclusão e no aprendizado significativo. Vários capítulos abordam formas inovadoras de ensino da matemática, destacando sua relação com o cotidiano e suas aplicações práticas por meio de jogos, desafios e abordagens interdisciplinares. Ainda, o impacto das tecnologias no ensino-aprendizagem é amplamente discutido, evidenciando os desafios e benefícios da era digital na educação. Desse modo, a relação entre matemática e ciências humanas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é comprovada criticamente, destacando a importância da interdisciplinaridade na prova e na construção do conhecimento. Com isso, cabe ressaltar que este e-book reapresenta e traz uma visão concluída da Teoria da Árvore, no qual ela é apresentada como um conceito inovador que busca integrar diferentes áreas do conhecimento, permitindo novas perspectivas sobre a compreensão da verdade e suas múltiplas interpretações. Por fim, este e-book é uma leitura essencial para pesquisadores, profissionais, professores e estudantes que desejam ampliar seus conhecimentos sobre os desafios e inovações na educação moderna. Logo, com uma abordagem multidisciplinar, a obra oferece reflexões e práticas que são recomendadas para a transformação da realidade educacional. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | EDUCAPRO EM FOCO: ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| EDUCAPRO EM FOCO.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972532/2/EDUCAPRO EM FOCO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons