Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Cruzeiro do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Müller, Fernanda Barros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Borelli, Suzete de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-14T18:53:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-14T18:53:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educaciional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972513 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa investiga como esse tema é abordado nos currículos da cidade de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de considerar sua discussão na formação continuada de professores. O estudo aborda a importância do cálculo mental não apenas nas atividades cotidianas, mas também em seu valor cognitivo. O produto educacional resultante da pesquisa consiste em uma sequência didática direcionada à formação continuada de professores, promovendo a reflexão sobre o cálculo mental e suas estratégias de ensino. As etapas da sequência foram elaboradas para proporcionar aos educadores uma oportunidade de discutir métodos de ensino, dificuldades enfrentadas pelos alunos e possíveis abordagens desafiadoras para o ensino da matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 947Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo Mental Formação de Professores Ensino de Matemática Educação Básica Currículo | pt_BR |
Título: dc.title | O Cálculo Mental Na Formação Continuada | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Em Ensino de Ciência e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2024-fernanda-muller-Produto-Educacional-Fernanda-Muller-1.pdf | O CÁLCULO MENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | 946.53 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972513/2/2024-fernanda-muller-Produto-Educacional-Fernanda-Muller-1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons