Uma Proposta de Instrumento de Análise Para Sondagem de Problemas Auditivos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Cruzeiro do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Claudia Kelly Algusto-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Profa Priscila Bernardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-14T18:40:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-14T18:40:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educaciionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972512-
Resumo: dc.description.abstractA proposta apresentada no documento é desenvolver um instrumento de análise para ajudar professores a sondar e diagnosticar problemas aditivos enfrentados por estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. O produto educacional baseia-se em uma dissertação de mestrado que investiga os saberes matemáticos, os erros cometidos e as estratégias dos alunos ao resolver problemas do Campo Aditivo. O objetivo principal é identificar os erros frequentes, como dificuldades em cálculos numéricos e problemas que envolvem múltiplas operações, e apoiar os docentes na análise qualitativa dos dados coletados a partir da observação das resoluções dos estudantes. O instrumento proposto busca fornecer orientações específicas para planejar intervenções e o ensino de matemática, utilizando representações gráficas e exemplos de situações didáticas para facilitar o aprendizado e a compreensão dos conceitos relacionados. A proposta visa, assim, enriquecer a prática docente e possibilitar um olhar mais cuidadoso sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunospt_BR
Tamanho: dc.format.extent1371Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectInstrumento de Análise Campo Aditivo Sondagem Diagnostic Erros Matemáticos 4º Ano do Ensino Fundamental Intervenção Pedagógicapt_BR
Título: dc.titleUma Proposta de Instrumento de Análise Para Sondagem de Problemas Auditivospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Em Ensino de Ciência e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEDUCAÇÃO MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons