
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Cruzeiro do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Claudia Kelly Algusto | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Profa Priscila Bernardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-14T18:40:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-14T18:40:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educaciional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972512 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A proposta apresentada no documento é desenvolver um instrumento de análise para ajudar professores a sondar e diagnosticar problemas aditivos enfrentados por estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. O produto educacional baseia-se em uma dissertação de mestrado que investiga os saberes matemáticos, os erros cometidos e as estratégias dos alunos ao resolver problemas do Campo Aditivo. O objetivo principal é identificar os erros frequentes, como dificuldades em cálculos numéricos e problemas que envolvem múltiplas operações, e apoiar os docentes na análise qualitativa dos dados coletados a partir da observação das resoluções dos estudantes. O instrumento proposto busca fornecer orientações específicas para planejar intervenções e o ensino de matemática, utilizando representações gráficas e exemplos de situações didáticas para facilitar o aprendizado e a compreensão dos conceitos relacionados. A proposta visa, assim, enriquecer a prática docente e possibilitar um olhar mais cuidadoso sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1371Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Instrumento de Análise Campo Aditivo Sondagem Diagnostic Erros Matemáticos 4º Ano do Ensino Fundamental Intervenção Pedagógica | pt_BR |
| Título: dc.title | Uma Proposta de Instrumento de Análise Para Sondagem de Problemas Auditivos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Em Ensino de Ciência e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO MATEMATICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2024-claudia-kelly-VF-Produto-Educacional-04.08.24.pdf | Uma Proposta de Instrumento de Análise | 1,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972512/2/2024-claudia-kelly-VF-Produto-Educacional-04.08.24.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons