DissertAI - Sistema inteligente de tutoria com avaliação formativa da construção da aprendizagem baseada em IA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Rogério Fabiano-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Tarcísio Fulgêncio Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-14T13:17:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-14T13:17:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-
identificador: dc.identifier.otherDissertAI - tutorial de usopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972498-
Resumo: dc.description.abstractO DissertAI representa uma inovação tecnológica educacional que implementa um ciclo completo de avaliação formativa para questões dissertativas utilizando inteligência artificial. O projeto responde a um desafio crítico do sistema educacional contemporâneo: a dificuldade de fornecer feedback individualizado e construtivo sobre produções textuais, especialmente para estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação. A plataforma se destaca por gerar questões personalizadas com semente aleatória, garantindo variabilidade nos enunciados, e por oferecer avaliação abrangente que contempla qualidade da redação, conhecimento específico e objetividade textual. O sistema fornece feedback formativo detalhado e implementa um processo de teste-reteste com análise comparativa, evidenciando o progresso do aprendiz. Um diferencial importante é o código prompt adaptativo, que personaliza questões conforme domínios específicos de conhecimento e contextualiza conteúdos teóricos com questões sociais relevantes. Isso fomenta não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a formação cidadã e socialmente responsável. Para docentes, o DissertAI otimiza recursos e tempo por meio da automação inteligente, permitindo realocar esforços para atividades de maior impacto pedagógico. Para estudantes, a plataforma proporciona feedback imediato e personalizado, promovendo autonomia, autorregulação e visualização concreta do próprio progresso, desenvolvendo competências essenciais como pensamento crítico e comunicação eficaz, valorizadas tanto no ambiente acadêmico quanto no mundo do trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent21,327 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Formativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificial Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFeedback Personalizadopt_BR
Título: dc.titleDissertAI - Sistema inteligente de tutoria com avaliação formativa da construção da aprendizagem baseada em IApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologias Ativas de Ensino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons