GUIA DIDÁTICO – BULLYING NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, SAMARA MARIA-
Autor(es): dc.contributor.authorFERNANDES, PEDRO HENRIQUE CARNEVALLI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-14T12:29:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-14T12:29:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-16-
identificador: dc.identifier.otherGUIA DIDÁTICO – BULLYING NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972497-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto é integrante da dissertação intitulada “Bullying e formação inicial de professores em uma universidade pública paranaense” desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), enquanto Mestrado Profissional em Ensino, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus de Cornélio Procópio. Nas orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no mestrado profissional, além do desenvolvimento da dissertação, é preciso que o pós-graduando desenvolva um produto educativo direcionado ao ensino. Este produto consiste em um guia didático que aborda conceitos teóricos e práticos para trabalhar o bullying na Educação Básica. Logo, guia didático é, segundo Barros (2009), um material referencial com elementos metodológicos que define os temas que serão aprendidos por meio do trabalho docente em sala de aula. Ainda segundo o autor, o guia didático é entendido como uma síntese documental dos principais temas de um conteúdo específico a ser desenvolvido. O guia didático é uma produção técnica/tecnológica na área de Ensino pertencente à categoria: (i) desenvolvimento de material didático e instrucional (propostas de ensino tais como sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas; material textual tais como manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares, dicionários, relatórios publicizados ou não, parciais ou finais de projetos encomendados sob demanda de órgãos públicos) (Brasil, 2020, p. 9). Para mais informações sobre o material, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: samaraapereira16@gmail.com.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,45 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBullyingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectViolênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
Título: dc.titleGUIA DIDÁTICO – BULLYING NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons