
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, SAMARA MARIA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDES, PEDRO HENRIQUE CARNEVALLI | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-14T12:29:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-14T12:29:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GUIA DIDÁTICO – BULLYING NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972497 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente produto é integrante da dissertação intitulada “Bullying e formação inicial de professores em uma universidade pública paranaense” desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), enquanto Mestrado Profissional em Ensino, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus de Cornélio Procópio. Nas orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no mestrado profissional, além do desenvolvimento da dissertação, é preciso que o pós-graduando desenvolva um produto educativo direcionado ao ensino. Este produto consiste em um guia didático que aborda conceitos teóricos e práticos para trabalhar o bullying na Educação Básica. Logo, guia didático é, segundo Barros (2009), um material referencial com elementos metodológicos que define os temas que serão aprendidos por meio do trabalho docente em sala de aula. Ainda segundo o autor, o guia didático é entendido como uma síntese documental dos principais temas de um conteúdo específico a ser desenvolvido. O guia didático é uma produção técnica/tecnológica na área de Ensino pertencente à categoria: (i) desenvolvimento de material didático e instrucional (propostas de ensino tais como sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas; material textual tais como manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares, dicionários, relatórios publicizados ou não, parciais ou finais de projetos encomendados sob demanda de órgãos públicos) (Brasil, 2020, p. 9). Para mais informações sobre o material, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: samaraapereira16@gmail.com. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,45 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Bullying | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
| Título: dc.title | GUIA DIDÁTICO – BULLYING NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| SAMARA MARIA PEREIRA.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972497/2/SAMARA MARIA PEREIRA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons