
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Claudinei da Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sanavria, Claudio Zarate | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-13T11:23:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-13T11:23:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Sequencia Didatica - O Espaço como Produto Social | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972492 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi desenvolvido a partir da dissertação intitulada “A Geografia no Ensino Médio Integrado: contribuições de uma sequência didática gamificada para a compreensão do espaço como produto social e formação omnilateral”, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – PROFEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). O trabalho foi elaborado por Claudinei da Costa Oliveira, sob a orientação do Professor Dr. Claudio Zarate Sanavria. O objetivo deste produto educacional é apresentar uma sequência didática inovadora por meio do ensino de Geografia, utilizando a gamificação como metodologia, de modo a contribuir com os docentes em suas práticas pedagógicas. A proposta é oferecer um ambiente de aprendizado mais dinâmico, interativo e envolvente, que facilite a compreensão dos estudantes sobre o espaço como produto social e sua relevância na formação omnilateral. No que diz respeito à sequência, ela está fundamentada nos princípios de Zabala (1998). Além de promover a interação e o engajamento dos estudantes, a sequência didática gamificada busca fomentar o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas, essenciais para a formação integral dos estudantes. Espera-se que, por meio do conteúdo apresentado, este produto educacional contribua de forma efetiva com docentes e pesquisadores quanto ao uso da gamificação no ambiente escolar, oferecendo ferramentas práticas e teóricas para a implementação desta metodologia em diversas disciplinas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 37380 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
| Título: dc.title | Sequência Didática Gamificada: O Espaço como Produto Social | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geografia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Sequencia Didatica - O Espaço como Produto Social.pdf | 37.38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972492/2/Sequencia Didatica - O Espaço como Produto Social.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons