Sequência Didática Gamificada: O Espaço como Produto Social

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Claudinei da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorSanavria, Claudio Zarate-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-13T11:23:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-13T11:23:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
identificador: dc.identifier.otherSequencia Didatica - O Espaço como Produto Socialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972492-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi desenvolvido a partir da dissertação intitulada “A Geografia no Ensino Médio Integrado: contribuições de uma sequência didática gamificada para a compreensão do espaço como produto social e formação omnilateral”, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – PROFEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). O trabalho foi elaborado por Claudinei da Costa Oliveira, sob a orientação do Professor Dr. Claudio Zarate Sanavria. O objetivo deste produto educacional é apresentar uma sequência didática inovadora por meio do ensino de Geografia, utilizando a gamificação como metodologia, de modo a contribuir com os docentes em suas práticas pedagógicas. A proposta é oferecer um ambiente de aprendizado mais dinâmico, interativo e envolvente, que facilite a compreensão dos estudantes sobre o espaço como produto social e sua relevância na formação omnilateral. No que diz respeito à sequência, ela está fundamentada nos princípios de Zabala (1998). Além de promover a interação e o engajamento dos estudantes, a sequência didática gamificada busca fomentar o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas, essenciais para a formação integral dos estudantes. Espera-se que, por meio do conteúdo apresentado, este produto educacional contribua de forma efetiva com docentes e pesquisadores quanto ao uso da gamificação no ambiente escolar, oferecendo ferramentas práticas e teóricas para a implementação desta metodologia em diversas disciplinas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent37380pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Título: dc.titleSequência Didática Gamificada: O Espaço como Produto Socialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeografiapt_BR
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