Metodologias Ativas e Interpretação Ambiental na Formação de Ecoeducadores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Rodrigo-
Autor(es): dc.contributor.authorJesus, Renata-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-14T13:31:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-14T13:31:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-14-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_BORA_TRILHAR_METODOLOGIAS_ATIVAS_INTERPRETAÇÃO_AMBIENTAL.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972487-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “A Educação Ambiental na Educação Profissional e Tecnológica: A Formação de Agentes Ecoeducadores através das Metodologias Ativas e Interpretação Ambiental”, desenvolvida pelo mestrando Rodrigo Almeida de Oliveira, sob a orientação da professora Dra. Renata Gomes de Jesus. O projeto faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA). Por meio desta obra, inserida na linha de pesquisa em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), apresentamos uma proposta fundamentada na interpretação ambiental, que desenvolve uma trilha educacional interpretativa com base em metodologias ativas. Essa proposta foi construída a partir de uma sequência didática, visando promover uma experiência prática e participativa no processo de ensino e aprendizagem. Nosso trabalho visa atender às diretrizes do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), uma iniciativa do governo federal para promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e conscientizar a sociedade sobre a importância do meio ambiente ecologicamente equilibrado. Também busca alinhar-se com o Programa Estadual de Educação Ambiental (PROEEA), um instrumento orientador para a implementação de ações de Educação Ambiental no estado, ambos instituídos por políticas públicas. Este Guia Didático oferece informações sobre a formação em Educação Ambiental, e recomendações para a realização de aulas de campo e/ou trilhas em Unidades de Conservação presentes no Estado do Espírito Santo, entre outros recursos adicionais. Esperamos que este material não apenas sirva como subsídio para profissionais da área da Educação e/ou Meio Ambiente, mas também para profissionais de todas as outras áreas, como Turismo, Cultura e Segurança Pública, que desejam capacitar-se e promover suas habilidades ecoeducadoras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent48,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEcoeducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterpretação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Título: dc.titleMetodologias Ativas e Interpretação Ambiental na Formação de Ecoeducadorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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