
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Rodrigo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Jesus, Renata | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-14T13:31:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-14T13:31:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_EDUCACIONAL_BORA_TRILHAR_METODOLOGIAS_ATIVAS_INTERPRETAÇÃO_AMBIENTAL.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972487 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “A Educação Ambiental na Educação Profissional e Tecnológica: A Formação de Agentes Ecoeducadores através das Metodologias Ativas e Interpretação Ambiental”, desenvolvida pelo mestrando Rodrigo Almeida de Oliveira, sob a orientação da professora Dra. Renata Gomes de Jesus. O projeto faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA). Por meio desta obra, inserida na linha de pesquisa em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), apresentamos uma proposta fundamentada na interpretação ambiental, que desenvolve uma trilha educacional interpretativa com base em metodologias ativas. Essa proposta foi construída a partir de uma sequência didática, visando promover uma experiência prática e participativa no processo de ensino e aprendizagem. Nosso trabalho visa atender às diretrizes do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), uma iniciativa do governo federal para promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e conscientizar a sociedade sobre a importância do meio ambiente ecologicamente equilibrado. Também busca alinhar-se com o Programa Estadual de Educação Ambiental (PROEEA), um instrumento orientador para a implementação de ações de Educação Ambiental no estado, ambos instituídos por políticas públicas. Este Guia Didático oferece informações sobre a formação em Educação Ambiental, e recomendações para a realização de aulas de campo e/ou trilhas em Unidades de Conservação presentes no Estado do Espírito Santo, entre outros recursos adicionais. Esperamos que este material não apenas sirva como subsídio para profissionais da área da Educação e/ou Meio Ambiente, mas também para profissionais de todas as outras áreas, como Turismo, Cultura e Segurança Pública, que desejam capacitar-se e promover suas habilidades ecoeducadoras. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 48,3 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecoeducação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interpretação Ambiental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
| Título: dc.title | Metodologias Ativas e Interpretação Ambiental na Formação de Ecoeducadores | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons