ENSINANDO PELA PRÁTICA: Construindo Conceitos com Simulações Aplicadas e Reagentes Universais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Helena Carla-
Autor(es): dc.contributor.authorJr, Gilson Pôrto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-14T08:55:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-14T08:55:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-
identificador: dc.identifier.otherVersaoPortuguesLivro2024fimpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972481-
Resumo: dc.description.abstractO uso da simulação como estratégia de ensino tem ganhado importância em muitos contextos educacionais, especialmente nas disciplinas relacionadas à saúde. No entanto, sua aplicação em ciências básicas, ainda é limitada, particularmente no que diz respeito a correlação direta com os aspectos práticos voltados às profissões de saúde. Este livro não é apenas um guia; é um ponto de partida para usar seus princípios, aplicações práticas e estudos de caso inspiradores, para equipar estudantes e profissionais para defender a inovação, ao mesmo tempo em que honramos a nossa responsabilidade coletiva com as gerações futuras, explorando lições práticas. Este livro aborda o desenvolvimento e a implementação de aulas práticas que utilizam indicadores de pH, que chamamos de reagentes universais. Esses reagentes seguros podem ser usados ​​em um contexto prático e/ou para facilitar a compreensão da relação entre conhecimentos fundamentais de diferentes áreas básicas, e vários temas de Biotecnologia e Saúde, bem como diagnósticos de doenças, por meio de simulações laboratoriais. Cada simulação emprega um indicador de pH extraído do repolho roxo, destacando seu potencial em conectar disciplinas básicas a aplicações clínicas e/ou profissionais. Também amostras biológicas como soro de plasma foram substituídas por vinagre de maçã, pois este livro fornece um chamado à ação usando materiais simples para simular contextos complexos. Este livro é o resultado de um esforço colaborativo entre a Dra. Helena Carla Castro, do Departamento de Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, Brasil, e Dr. Gilson Pôrto Jr da Universidade Federal de Tocatins. É parte de seu trabalho produzido no âmbito do Projeto de Extensão Ser Humano, coordenado pela Dra. Helena. Esta iniciativa visa disseminar o conhecimento científico em diversos cenários, promovendo o aprendizado e o engajamento com a ciência em comunidades acadêmicas e não acadêmicas, usando e ensinando estratégias seguras e debaixo custo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.256pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF documentpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiotecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticapt_BR
Título: dc.titleENSINANDO PELA PRÁTICA: Construindo Conceitos com Simulações Aplicadas e Reagentes Universaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseCiências Biológicaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBioquímica, Biotecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
VersaoPortuguesLivro2024fim.pdfENSINANDO PELA PRÁTICA: Construindo Conceitos com Simulações Aplicadas e Reagentes Universais1,26 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972481/1/VersaoPortuguesLivro2024fim.pdfDownload