
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Braga, Daniel Martins | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Elcimar Simão | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Osmar Hélio Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-13T01:20:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-13T01:20:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972479 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta obra foi elaborada como resultado da pesquisa “A atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará”, desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente - PPGEF UNILAB/IFCE. O objetivo desta cartilha é contribuir com a implementação, no contexto escolar, de práticas pedagógicas sistematizadas de indução profissional promovidas pela coordenação pedagógica junto aos docentes iniciantes na carreira do magistério, expressando o compromisso em potencializar experiências acolhedoras, democráticas, colaborativas, formativas, críticas e reflexivas entre esses agentes educacionais. O conteúdo ora apresentado não cogita ditar uma organização do modo no qual os coordenadores pedagógicos atuarão perante os docentes iniciantes. Configura-se, na verdade, como uma ferramenta que suscita reflexões sobre as implicações que envolvem esses atores nesta relação de saberes, ensino e formação, mais precisamente na fase de entrada no magistério. Para a construção deste material, utilizou-se parte da revisão de literatura que fundamenta a pesquisa que originou esta cartilha, com autores como Placco, Almeida e Souza (2011); Huberman (1995); Roldão, Reis e Costa (2012), abordando assuntos relacionados às atribuições do coordenador pedagógico, características do docente iniciante e processo de indução profissional docente, e, ainda, os dados coletados junto aos participantes da pesquisa, mediante experiências e saberes profissionais. Desejamos um excelente estudo e que esta publicação contribua para que você conheça, reflita e implemente práticas sistematizadas de indução profissional junto aos docentes iniciantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 76,12 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Coordenação pedagógica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Indução profissional docente | pt_BR |
| Título: dc.title | Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons