Criptografia: Uma Engenharia didática para o Ensino Médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Rocha Marinho Filho, Eliseu-
Autor(es): dc.contributor.authorAlex Carneiro Diniz, Hugo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-11T17:45:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-11T17:45:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.ufopa.edu.br/media/file/site/ufopa/documentos/2021/597e5002859475027a91523de0916e09.pdf-
identificador: dc.identifier.otherCriptografia: Uma Engenharia didática para o Ensino Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972469-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa foi a implementação de uma Engenharia Didática, para o tratamento do tema Criptografia, associado aos conteúdos de Matemática trabalhados no Ensino Médio. A Engenharia Didática (como veremos melhor no capítulo 4), vista como metodologia de pesquisa, é um esquema experimental baseado em “realizações didáticas” em sala de aula, ou seja, na concepção, realização, observação e análise de uma sequência de ensino. Os objetivos específicos, para atingir o objetivo geral, foram: revisão teórica sobre a história da Criptografia; mostrar como a Criptografia se relaciona com o nosso cotidiano; estabelecer as principais formas de se criptografar uma mensagem, dando enfoque às que usam conteúdos do Ensino Médio; criar uma sequência didática que pudesse ser aplicada ao 2º ano do Ensino Médio, usando Funções, Matrizes e Aritmética Modular; fazer com que a Criptografia seja conhecida por professores e alunos do Ensino Médio e, que os professores possam trabalhar, posteriormente, esse tema com seus alunos, de forma motivadora com exemplos do dia a dia das transações e comunicações entre pessoas, de tal maneira que se possa instigar o aluno a pesquisar mais sobre o assunto e conteúdos matemáticos associados; estimular o uso da calculadora como instrumento facilitador para cálculos longos; melhorar a absorção dos conteúdos Funções e Matrizes com a utilização do tema Criptografia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.9Mpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectCriptografia, Matemática, Ensinopt_BR
Título: dc.titleCriptografia: Uma Engenharia didática para o Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseProfmat-Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
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