Ensino colaborativo e formação de professores: contribuições para a Educação Infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarmo, Lizarda Luciano do-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Karen-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Angela Maria de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorMartiniak, Vera Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-11T13:54:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-11T13:54:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
identificador: dc.identifier.otherLizarda Luciano do Carmo - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972466-
Resumo: dc.description.abstractA busca por um ensino mais justo incentiva a necessidade de repensar as práticas pedagógicas na Educação Infantil, onde o Ensino Colaborativo emerge como uma proposta fundamental para garantir a escolarização de todas as crianças. Este estudo foi desenvolvido no Programa de Mestrado em Educação Inclusiva – PROFEI, na linha de pesquisa "Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva", e é vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos de Aprendizagem (GEP-ProA). Nesse contexto, tem como objetivo identificar as possibilidades do Ensino Colaborativo existentes na atuação dos(as) professores(as) regentes e dos(as) professores(as) de suporte pedagógico no atendimento às crianças com deficiência do Jardim, Pré I e II de um Centro de Educação Infantil de uma cidade em Santa Catarina. Para isso, a metodologia adotada envolveu a aplicação de questionários a quatro professoras regentes, dois professores e uma professora do suporte pedagógico. Os resultados apontaram que apesar do interesse expressivo dos professores em compreender e implementar o Ensino Colaborativo e adotarem algumas práticas no cotidiano escolar, existem lacunas de conhecimento sobre o assunto. Esses dados foram considerados na elaboração de um e-book como recurso educacional aberto, visando promover a disseminação do conhecimento sobre o tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,51MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Título: dc.titleEnsino colaborativo e formação de professores: contribuições para a Educação Infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Lizarda Luciano do Carmo - Dissertação.pdfhttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/44941,55 MBAdobe PDF/bitstream/capes/972466/2/Lizarda Luciano do Carmo - Dissertação.pdfDownload

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